Entenda a tradição de não comer carne na Sexta-Feira Santa

A Semana Santa é um período muito aguardado pelos cristãos, nela se recorda a última semana da vida de Jesus. É um momento de reflexão e também renovação dos velhos hábitos e tradições, sendo um dos mais notórios não consumir carne vermelha por parte dos católicos.

O período é conhecido também como quarentena, e aqueles que seguem a religião apostólica, passam 40 dias em reflexão e jejum, relembrando os 40 dias que Jesus Cristo passou no deserto antes de sua morte e ressurreição.

A doutrina prega que a privação de carnes deve vir aliada, à reflexão e não somente a restringir o cardápio. Nesse sentido, não comer carne vermelha seria uma forma de demonstrar solidariedade e respeito a Jesus. Além da restrição do alimento, é colocado em prática também a caridade, a oração e um pouco mais de silêncio e recolhimento.

Segundo o padre Lauro D’Angelos Meira Boas, Vigário Paroquial da Paróquia Nossa Senhora Aparecida (Catedral Metropolitana), a palavra páscoa significa passagem, libertação, onde Jesus vence a morte.

“A cruz não é a última palavra, ela significa vida nova, ressureição. A páscoa quer lembrar a cada um de nós, que conseguimos vencer qualquer situação difícil, de morte que existe, seja tristezas, problemas, Deus nos dar forças e nos liberta da opressão para uma vida nova, nos tornando pessoas restauradas. Tudo passa, mas Ele permanece”, conta.

Durante o feriado, outros hábitos podem ser observados e respeitados pelos religiosos. Muitas pessoas, por costume de devoção, não realizam trabalhos manuais, como varrer a casa, lavar vasilhas, roupas. Muitos dedicam-se inteiramente à meditação da Paixão de Cristo.

Semana Santa: o que é celebrado em cada dia:

Cada dia que compreende a Semana Santa possui um significado para os católicos.

Domingo de Ramos:

É a festividade que abre oficialmente a Semana Santa. A data celebra a entrada de Jesus Cristo em Jerusalém, onde foi recebido com ramos floridos e folhas de palmeiras.

Segunda-Feira Santa

É o dia em que se comemora a chegada de Jesus Cristo à Betânia. Na missa, é proclamado o Evangelho segundo São João.

Terça-Feira Santa

Nessa data, Jesus Cristo anuncia a traição de Judas e as fragilidades do apóstolo Pedro.

Quarta-Feira Santa

São realizadas a “Procissão do Encontro”. É tradição que homens saiam de uma igreja com a imagem de Nosso Senhor dos Passos, enquanto as mulheres saem com uma imagem de Nossa Senhora das Dores. Os fiéis são chamados à conversão e penitência por meio do “Sermão das Sete Palavras”, realizado pelo padre.

Quinta-Feira Santa

Quatro cerimônias litúrgicas são realizadas: Santos óleos, Lava-pés, Instituição da Eucaristia e Instituição do sacerdócio.

Sexta-Feira Santa

É o dia em que Jesus Cristo morreu no Calvário. Não são celebradas missas nessa data.

Sábado Santo

É realizada a Vigília Pascal, em que fiéis meditam sobre a morte de Cristo.

Domingo de Ressurreição

Momento em que Jesus Cristo ressuscita. É o dia mais importante do cristianismo.

Fonte: Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB)

 

Leila Santos
Graduada em Jornalismo pela Funorte, Leila tem uma sólida trajetória na comunicação, com vasta experiência em diversos veículos de imprensa. Atualmente, faz parte da equipe do Portal Webterra, onde se destaca pela entrega de informações precisas e relevantes, sempre comprometida com a qualidade e a integridade jornalística.