O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, destacou na tarde dessa quarta-feira (5), que serão destinados 150 milhões a municípios para apoio na segurança escolar.
A decisão foi motivada por um ataque a uma creche na cidade de Blumenau, em Santa Catarina, na manhã dessa quarta (5), que vitimou quatro crianças de 5 a 7 anos de idade. Outras cinco crianças foram feridas e receberam atendimento emergencial em hospitais da região. Após o crime, o suspeito, um homem, de 25 anos, se entregou à polícia, e as motivações do crime ainda não estão claras.
Segundo Dino, será colocada à disposição de estados e municípios, a verba do Fundo Nacional de Segurança Pública, para o fortalecimento de patrulhas escolares.
O secretário, junto com o ministro da Educação, Camilo Santana, anunciaram também a expansão de um grupo de trabalho de formulação de uma política nacional de enfrentamento à violência nas escolas.
Santana afirmou que o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (Lula), convocou ministros para uma reunião após receber informações sobre o incidente em Blumenau.