Parte da população pode não saber, mas a Prefeitura de Montes Claros, através da Secretaria Municipal de Saúde, oferece um serviço odontológico especializado para atender pessoas com necessidades especiais. Os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) que tenham limitações permanentes ou temporárias de ordem física ou mental podem ser atendidos de uma maneira que leve em consideração sua especificidade.
Para isso, primeiramente, o usuário deverá ir até a unidade do programa de Estratégia de Saúde da Família (ESF) mais perto de sua residência. Caso o serviço não possa ser efetuado nesta unidade, o paciente será encaminhado a um dos três Centros de Especialidades Odontológicas do Município ou a uma unidade de referência hospitalar.
De acordo com Luís Paulo Moraes Faria, que é responsável pela Regulação Odontológica da Atenção Secundária, o Município possui em seu quadro de servidores odontólogos especializados em atendimento a pessoas com necessidades especiais, que realizam o tratamento dos pacientes com técnicas que aprenderam em cursos de pós-graduação que consideram as necessidades de cada paciente para oferecrm um atendimento mais humanizado.