No período de 30 de março a 10 de abril de 2023, o IFNMG-Campus Diamantina recebe inscrições para o processo seletivo visando o preenchimento de vagas para o Curso FIC Design para Sustentabilidade: educação para a vida comunitária. Essa será a 4ª edição do curso que, desta vez, será ofertada na modalidade semipresencial. A 1ª edição do curso ocorreu presencialmente na Comunidade Quilombola São João da Chapada, em Diamantina (click aqui para saber mais).
O curso foi organizado com base no Programa Educacional do Gaia Education | Design para Sustentabilidade, um programa inovador, presente em 55 países, que têm como base o currículo ‘EDE – Ecovillage Design Education’, desenvolvido a partir de experiências de ecovilas ao redor do mundo.
Articulado com o Global Action Programme da UNESCO, com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e a Agenda 2030 da ONU, sua abordagem sistêmica provê conteúdos e vivências que incentivam e facilitam o design para sustentabilidade nas dimensões social, econômica, ecológica e visão de mundo.
Com uma visão global adaptável às realidades locais, o programa oferece aos estudantes ferramentas que apoiam o seu desenvolvimento enquanto agentes de mudança em suas comunidades, bairros, cidades e biorregiões.
O curso terá duração de 6 meses. As aulas síncronas acontecerão uma vez ao mês pelo Google Meet, na sexta, das 19h às 21h30, e no sábado, das 8h às 11h e de 13h às 15h30, com início nos dias 28 e 29 de abril. O curso também terá um encontro inspirador a cada mês, de duas horas, em um dia útil do mês. O dia será informado posteriormente. Além das aulas e dos encontros inspiradores, haverá uma imersão presencial de 40 horas, cujo período será informado após o início do curso. Para os alunos dos municípios da área de abrangência do IFNMG Campus Diamantina, a imersão será realizada em Diamantina ou em local em um raio de 50 km. Para os alunos fora da área de abrangência, a imersão poderá ser realizada na cidade ou região do estudante mediante anuência do coordenador do curso.
O que você vai ver e/ou experienciar no Curso:
- conhecimentos e técnicas para se comunicar de maneira assertiva e não violenta
- visões e práticas que estimulam a transição pessoal e coletiva para além da sustentabilidade, rumo a uma cultura regenerativa aplicáveis a projetos, empreendimentos, assentamentos, organizações da sociedade civil, escolas, comunidades rurais e urbanas
- conhecimentos e ferramentas que apoiam o seu desenvolvimento enquanto agente de mudanças
- conhecimentos e informações sobre aspectos relevantes para nossa sobrevivência como espécie humana e a emergência de uma cultura de parceria e cooperação
- (re)descoberta da sua potência pessoal, por meio da exposição e conhecimento de suas vulnerabilidades
- resgate do sentido de comunidade e interdependência
- aprendizados para promover o desenvolvimento comunitário sustentável em seus espaços de atuação (bairro, comunidade, ONG, empresa, escola, instituições em geral, setor público)
- ferramentas para o exercício da liderança sistêmica, facilitação de grupos e prática da auto-organização
- como e por quê promover o contato das crianças e adolescentes com a natureza
Para saber mais e se inscrever, acesse o edital através do link: