Campanha de vacinação contra a Influenza começa nesta segunda(3); veja público-alvo

Começa nesta segunda-feira (3), a 25ª campanha Nacional de vacinação contra a Influenza (Gripe), em Montes Claros. A informação foi confirmada na última quinta-feira (30), pela secretaria de saúde e divulgada pelo Portal Webterra.

Segundo a prefeitura, o imunizante estará disponível em todas as salas de vacina da cidade. Para receber o imunizante é necessário apresentar identidade, cartão do SUS e cartão de vacina.

O estado de Minas Gerais antecipou o início da campanha diante da disponibilidade de doses da vacina enviadas pelo Ministério da Saúde (MS). Para a campanha de 2023, Minas Gerais já recebeu 1.420.000 doses, que estão sendo disponibilizadas aos 853 municípios mineiros.

 “Pedimos para que a população que faz parte do público elegível procure pela Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima, para atualizar a caderneta de vacinação. Lembramos que esse imunizante faz parte do calendário anual de rotina e, para a campanha de 2023, já está atualizado contra a nova cepa da gripe”, destaca o  subsecretário de Vigilância em Saúde de Minas, Eduardo Prosdocimi

Vale lembrar que a vacina contra influenza é contraindicada para crianças menores de 6 meses de idade e pessoas com história de hipersensibilidade grave a doses anteriores.

Confira quais são os seguintes grupos prioritários:

-Crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias);

-Idosos com 60 anos ou mais de idade;

-Trabalhadores da saúde;

-Gestantes e puérperas;

-Professores do ensino básico e superior;

-Povos indígenas;

-Profissionais das forças de Segurança, Salvamento e forças Armadas; Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais;

-Pessoas com deficiência permanente;

-Caminhoneiros;

-Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso;

-Trabalhadores portuários;

-População privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas.

De acordo com a Secretária de Saúde, as pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, devem apresentar o relatório médico.

Para mais informações ligue 2211-4353

Rodrigo Barbosa
Jornalista de formação pelas Faculdades Integradas do Norte de Minas - Funorte, em 2018. Natural de Montes Claros-MG, tem passagens por assessoria de comunicação, portais de notícias e redações de jornais, sendo impresso e online.