Primeiramente vamos entender o que são esses exercícios:
São os exercícios físicos de baixa a alta intensidade que dependem principalmente do processo de geração de energia aeróbica pelos músculos. Aeróbico é definido como relacionado a, envolvendo ou exigindo oxigênio, e refere-se ao uso de oxigênio para atender às demandas de energia.
O termo muito usado atualmente “cardio” refere-se a cardiovascular. Porque se trata dessas atividades aeróbicas, que aumentam a frequência cardíaca e respiratória de uma pessoa. Geralmente, envolvem movimentos repetitivos usando grandes grupos musculares. Tem como objetivo fortalecer o sistema cardíaco, os pulmões e os músculos através de exercícios que testam sua resistência e movimentam o corpo inteiro.
Sobre a frequência:
Para o exercício aeróbico é recomendado a frequência de 3 a 5 dias por semana para a maioria dos adultos. Mais de 5 dias por semana de exercícios com intensidade vigorosa, pode aumentar o risco de lesões e por conta disso não é indicado para a maioria das pessoas, somente para níveis avançados.
Indicações:
Qualquer pessoa pode fazer um treino cardiorrespiratório.
Porém, pessoas com algum tipo de patologia precisam estruturar corretamente seu treino. O ideal é procurar um profissional qualificado, para que ele possa organizar da melhor forma o seu treino.
Uma dúvida frequente, é sobre o cardio atrapalhar a musculação. Na verdade os exercícios de cardio não atrapalham o desenvolvimento dos músculos, e devem ser mantidos dentro da rotina para aumentar a disposição e a adesão aos treinos.
Outra dúvida que sempre aparece:
Treinar cardio antes ou depois da musculação, ou em dias alternados? Depende dos seus objetivos e da fase de treinamento. Se o objetivo é a hipertrofia muscular, é melhor realizar o treino cardio após a musculação para um melhor aproveitamento das fontes energéticas.
De toda forma ele é bem-vindo!
Cardio é saúde, é a melhora da sua resistência em todos os sentidos.