Brasil registra 78 mil novos casos de tuberculose e reforça ações para eliminação da doença no país

Foto: Carol Garcia / AGECOM

O Brasil registrou, em 2022, 78 mil novos casos de tuberculose. A informação foi confirmada pelo Ministério da Saúde nesta sexta-feira (24). Segundo a pasta, os estados com mais incidência são Manaus, Belém, Rio Branco, Recife e Rio de Janeiro.

Segundo informações da edição especial do Boletim Epidemiológico, o número representa um aumento de 4,9% em relação à 2021.  A meta do Ministério da Saúde é alcançar as populações prioritárias e mais vulneráveis para doença, como pessoas em situação de rua, pessoas privadas de liberdade, pessoas vivendo com HIV/AIDS, imigrantes e comunidades indígenas.

Segundo informações do Ministério da Saúde, homens de 20 a 64 anos apresentam risco três vezes maior de contrair a tuberculose do que mulheres nessa mesma faixa etária. Além disso, em 2022, o país contabilizou 2,7 mil casos em menores de 15 anos, sendo que crianças de até quatro anos respondem por 37% dessas notificações.

Durante entrevista coletiva,  nessa sexta-feira(24), a ministra da Saúde, Nísia Trindade, lembrou que “é inadmissível que tantas pessoas percam a vida por uma doença que tem prevenção, tratamento e cura. […] A tuberculose é uma doença que atinge mais fortemente a população mais vulnerável. Entendemos que são populações e grupos populacionais que são negligenciados. O foco é nas pessoas e não nas doenças”, disse a ministra da Saúde, Nísia Trindade, durante o lançamento da campanha.

Ministério da Saúde lança campanha de combate à tuberculose

Foto: Walterson Rosa/MS

O Ministério da Saúde lançou, nessa sexta-feira (24), a Campanha Nacional de Combate à Tuberculose. De acordo com a pasta, a iniciativa reforça a importância de medidas de prevenção, do diagnóstico e do tratamento correto. O ministério também apresenta o novo boletim epidemiológico com dados atualizados. Ainda segundo o Ministério da Saúde, a eliminação da tuberculose no Brasil será prioridade de um esforço conjunto do Governo Federal, com a criação de um grupo interministerial.

Casos em Montes Claros

De acordo com a Secretária de Saúde de Montes Claros,  no ano de 2022, foram confirmados 125 casos da doença.

O que é a doença e como previnir?

A tuberculose (TB) é uma doença infectocontagiosa causada pelo Mycobacterium tuberculosis, considerada um agravo de notificação compulsória e de investigação obrigatória em todo território nacional. É uma doença infecciosa e transmissível que afeta prioritariamente os pulmões.

Sintomas – Tosse por mais de três semanas, acompanhada, ou não, de febre , suor noturno, falta de apetite, perda de peso, cansaço ou dor no peito. Nesses casos, há necessidade de procurar uma Unidade de Saúde para avaliação e realização de exames complementares para diagnóstico da doença.

Prevenção – Manter ambientes ventilados e com a entrada da luz solar são alguns cuidados que ajudam na prevenção. A vacina BCG, recomendada para menores de cinco anos, protege as crianças contra as formas mais graves da doença, como a tuberculose miliar e meníngea. O diagnóstico precoce é uma forma de prevenção, pois com o tratamento a pessoa com tuberculose deixa de transmitir a doença.

Tratamento – Após o diagnóstico em uma Unidade de Saúde, o tratamento deve ser feito o quanto antes, por um período mínimo de seis meses, todos os dias e sem nenhuma interrupção, mesmo com o desaparecimento dos sintomas. (Com informações da Secretária de Saúde de Montes Claros)