Januária: PC recupera material levado de posto de saúde vandalizado por crianças

Menos de 24 horas após o furto em um posto de saúde, localizado no bairro Cerâmica, em Januária, região Norte do estado, a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) apurou o caso e recuperou os objetos levados. O fato foi registrado no domingo (12/3) e, no dia seguinte, policiais civis identificaram quatro crianças, entre 7 e 11 anos, que estariam envolvidas na ocorrência.

Foto: Redes Sociais/ Circulação

As investigações iniciaram após uma equipe que trabalha no posto de saúde encontrar o lugar vandalizado e acionar a Polícia Civil. Conforme apurado, as portas estavam abertas e havia documentos, luvas, blocos de receituários, medicamentos e vacinas espalhadas pelo chão. Além disso, um aparelho de inalação foi danificado e outro utilizado em sessões de fisioterapia estava cheio de água. Os funcionários também contabilizaram a perda de todas as doses de vacinas que estavam no posto, entre elas as de rotina e contra a Covid.

Segundo o delegado William Fernandes de Araújo, no local, os policiais procuraram entender a dinâmica, para isso, entrevistaram funcionários e fizeram uma análise prévia do posto, encontrando em uma das paredes a palavra “díscupa”. Além disso, estava escrito um nome e duas iniciais. Com base nessas informações, a equipe localizou as primeiras crianças, dois irmãos de 7 e 11 anos, que confessaram o fato para a mãe, na presença dos investigadores. Os meninos relataram ainda a participação de outras duas crianças, com 9 e 10 anos.

Foto: Redes Sociais/ Circulação

Sobre os fatos, todos os quatro confirmaram ter vandalizado o posto de saúde e subtraído canetas, grampeadores, teclado para computador, fitas adesivas, brinquedos, aparelho de medir pressão, entre outros.

O delegado ressalta que alguns objetos foram recuperados em um lote vago e outros em uma casa abandonada. Diante do caso, foi feito contato com o Conselho Tutelar da cidade para acompanhar as crianças.

As investigações prosseguem.