Piloto morre e filha está em estado grave após aeronave cair sobre casas em Minas

Foto: Fred Dávila

Um homem, de 60 anos, que pilotava uma aeronave que caiu em Belo Horizonte na tarde desse sábado (11), morreu após dar entrada em estado gravíssimo no Hospital Pronto Socorro João XXIII, na capital Mineira.

No voo também estava a filha da vítima, de 33 anos. Segundo a Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig), ela está internada em estado gravíssimo.

Foto: Fred Dávila

O acidente aconteceu na tarde desse sábado (11), na rua Morro das Graças, no bairro Jardim Montanhês, região Noroeste de Belo Horizonte. De acordo com o Corpo de Bombeiros, José Luiz de Oliveira Filho, e Jéssica Oliveira, estavam inconscientes e presos às ferragens. Segundo o Samu em ambas às vítimas foi constatado politraumatismo.

A aeronave atingiu duas casas na queda, mas não houve vítimas nos imóveis atingidos. Os bombeiros informaram que não houve incêndio, mas foi realizado um sistema preventivo, devido ao risco de explosão. A Defesa Civil também foi acionada para avaliação estrutural dos imóveis.

Foto: CBMMG

Em nota, a Força Aérea Brasileira (FAB) informou que investigadores do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) foram designados para perícia do acidente.

Foto: CBMMG

Veja comunicado da FAB:

Investigadores do Terceiro Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA III), localizado no Rio de Janeiro (RJ), órgão regional do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), foram acionados para realizar a Ação Inicial, neste sábado (11/03), das ocorrências envolvendo as aeronaves de matrículas PS-VAC, no município de Sabará, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (MG), e PT-FLK, em Belo Horizonte (MG).

Na Ação Inicial são utilizadas técnicas específicas, conduzidas por pessoal qualificado e credenciado que realiza a coleta e confirmação de dados, a preservação de indícios, a verificação inicial de danos causados à aeronave, ou pela aeronave, e o levantamento de outras informações necessárias ao processo de investigação.

O objetivo das investigações realizadas pelo CENIPA é prevenir que novos acidentes com características semelhantes ocorram. A conclusão das investigações terá o menor prazo possível, dependendo sempre da complexidade de cada ocorrência e, ainda, da necessidade de descobrir os possíveis fatores contribuintes.