Famílias de baixa renda podem solicitar o agendamento e a instalação de uma parabólica digital. A instalação é gratuita. De acordo com o Ministério das Comunicações, a família precisa estar inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e ter em casa uma parabólica tradicional instalada e em funcionamento.
O programa já está em andamento em outras 64 cidades do estado de Minas Gerais, onde são atendidos 121,8 mil domicílios. Com isso, serão alcançadas 209,8 mil instalações em 82 municípios mineiros. Dentre as cidades de Minas Gerais, moradores de Montes Claros que se enquadrarem no perfil podem fazer a solicitação.
De acordo com os números divulgados pela Siga Antenado, Montes Claros (414,3 mil habitantes), no Norte de Minas, é a cidade do estado com maior número de domicílios beneficiados (24,6 mil) na terceira fase do programa de troca gratuita de antenas parabólicas.
Conforme a Anatel, a substituição é necessária porque, em breve, as parabólicas tradicionais deixarão de funcionar. Isso significa que, quem não fizer a substituição pela nova parabólica digital, não conseguirá mais assistir à TV.
Como fazer o agendamento
Para agendar a instalação da antena de TV parabólica digital, a família deve entrar em contato pelo telefone 0800 729 2404 ou pelo site sigaantenado.com.br. É preciso informa dados pessoais, CPF e o NIS.