O município em que você mora é competitivo?

 

A indagação articulada no questionamento acima têm o intuito de chamar o assinante/seguidor a refletir sobre uma real avaliação do município em que você vive.

Primeiro é oportuno sublinhar que competitividade é elemento de destacada importância no campo da iniciativa privada e também da Administração Pública. Refere-se a habilidade de fomentar boas práticas para uma competição saudável rumo à justiça, equidade, e desenvolvimento sustentável.

É a capacidade de o gestor implementar modelo de gestão apto a envolver, atrair, reter e encantar seus públicos por meio de produtos, serviços e atendimentos, promovendo bem-estar social, através de um conjunto de fatores, instituições e políticas, orientadas para o longo prazo.

Uma gestão pública competitiva é a que promove a melhoria contínua de sua operação (buscando aprimorar e incrementar seus processos, projetos e recursos) e as comprove por meio do avanço de seus indicadores finalísticos baseados em dados — bons índices educacionais, diminuição das mortalidades, geração de emprego e renda, inserção econômica,  melhoria na segurança pública, dados fiscais, melhorias na mobilidade urbana entre outros.

A propósito, a educação em sua cidade é competitiva? Existe planejamento sistematizado entre todo o complexo escolar, do berçário à graduação, em todas as redes de ensino? Os alunos conseguem competir em pé de igualdade às vagas dos diversos concursos públicos, do ENEM e no mercado de trabalho? Pois é, isso é possível, Sobral, município do Ceará é referência em educação, lá o aluno consegue se projetar, e o município não gasta mais.

A estrutura urbana de seu município é inclusiva? Cadeirante, deficiente físico, idosos e crianças têm a liberdade de andar pelas calçadas sem se esbarrar em lixeiras, degraus e outros obstáculos e sem precisar concorrer com espaço na pista de rolamento? Existem ciclovias suficientes?  Isso é possível e não gasta mais, contudo há a necessidade de se sistematizar os serviços.

No seu município se pratica a Sustentabilidade Fiscal, isto é, o gestor de seu município NÃO pesa a mão na tributação municipal, e ainda oferece serviços de qualidade em todos os cantos da cidade?

Seu município oferece 100% de saneamento básico? Água tratada de qualidade e serviço de esgotamento sanitário em todas as ruas da cidade e nos distritos?

A coleta de resíduos acontece regularmente em todo o município e não se depara com entulho, podas, colchão, sofá e outros objetos inservíveis em áreas periféricas da cidade?

Pelo menos 40% das receitas de sua cidade são pagas com fonte de recurso próprio?

Uma coisa simples: atendimento, você é prontamente atendido quando recorre a qualquer departamento da prefeitura?

O ambiente de trabalho nas repartições públicas do seu município é agradável, tem cheiro de harmonia?

Esses são alguns requisitos para se alcançar a competitividade e não custa mais, é o contrário, gera economia.

Se em sua avaliação, o seu município toma bomba nesses FUNDAMENTOS, ele está perdendo clientes e investimentos. Terá de andar muito para recuperar terreno.