De MOC para o mundo: Contra Brendan Allen, Sergipano quer manter invencibilidade no UFC

Neste sábado (25), a partir das 21h, em Las Vegas-EUA, o lutador montes-clarense André Muniz, o Sergipano”, buscará manter a invencibilidade de nove lutas. O adversário da vez será o americano Brendan Allen, especialista na considerada luta agarrada. Os dois se enfrentam no octógono do Ultimate Fighting Championship (UFC) na categoria peso-médio.

André Muniz, de 33 anos, recém-completados no dia 17 de fevereiro, é de Montes Claros, no Norte de Minas, e está profissionalmente na modalidade desde 2009. Dos 27 confrontos na carreira, venceu 23 e perdeu apenas quatro. A vitória recente do norte-mineiro aconteceu no dia 2 de julho de 2022, quando derrotou o jamaicano Uriah Hall por decisão unânime.

Já a última derrota ocorreu em 2 de outubro de 2016, no Tech-Krep FC: International Caucasian Fight Championship, ao ser superado por nocaute pelo russo Azamat Murzakanov. 

Fonte: ESPN

Sergipano tem estilo de luta mais voltada para o solo, é faixa preta 3° grau em jiu-jítsu brasileiro e a maioria das vitórias foi por finalização; são 15 ao todo.  Destaque também para trocação do brasileiro, que tem fortes socos, a guarda fechada e é resistente. Além disso, explora o grappling ao combinar golpes em pé e levar o oponente ao chão.

No UFC, André não perdeu nenhuma vez e conquistou cinco triunfos. Em um round, finalizou Eryk Anders com uma chave de braço. O triunfo mais recente, no entanto, foi diante de Uriah Hall no UFC 276, com resultado conquistado por unanimidade dos juízes.

Sergipano conquistou o contrato com a entidade depois das participações nas edições brasileira e americana  do ‘Contender Series’. O evento tem o intuito de lapidar talentos na modalidade e, assim, inseri-los nos cards do principal evento de Mixed Martial Arts (MMA) do planeta.  Na entidade que tem a direção de Dana White desde 2019, o peso-médio venceu todos os cinco confrontos, deixando-o na 11ª posição no ranking da categoria.

Nos últimos dias, ele tem se preparado com intensidade para chegar ao peso ideal. Antes da luta, ele segue com a rotina para perder alguns quilos.

“A gente faz um acompanhamento na semana da luta pelos profissionais do UFC, especialistas em fisiologia e nutrição. Eles te mandam o alimento do dia e controlam a sua dosagem de água. Fazemos alguns exercícios aeróbicos para aquecer e, depois, começa saúna e banheira”, disse em entrevista o programa Momento Esportivo.

 

 

Fonte: UFC

Já finalizou o Jacaré…

Sergipano já fez e segue fazendo história na modalidade. Ainda em 2021, no mês de maio, o montes-clarense quebrou o braço de Ronaldo Jacaré, vencendo-o de forma emblemática no UFC 262. Os dois especialistas do jiu-jítsu marcaram um dos embates de  destaque no card à época.

No octógono, Muniz passou pelo experiente adversário e escreveu o nome ao ser o primeiro atleta a finalizar Jacaré nas artes marciais mistas.

O adversário de sábado

No lado oposto do octógono, estará o americano Brendan Allen,  de 27 anos. Ele é natural de Beaufort, na Carolina do Sul-EUA. É profissional de MMA desde 2015, somando no cartel 25 combates, 20 vitórias  e cinco derrotas 5. Dentre os resultados positivos, 11 foram por finalização, cinco por nocaute e quatro por decisão dos juízes.

Conhecido como “All In”, busca muito o solo durante os embates. Brendam é faixa preta em jiu-jítsu brasileiro, muita skill em wrestling, bem como demonstra bons desempenhos com técnicas de kickboxing.

Allen tem apenas uma derrota nas últimas seis lutas que disputou.  Superou Sam Alvey com finalização e, depois, Jacob Malkoun no UFC 275 via decisão unânime. O anterior foi terminou rápido ao aplicar um mata-leão em Krzysztof Jotko e ganhou no primeiro round.

A transmissão na íntegra do UFC Vegas 70 será feita Canal Combate e ESPN+.

Gian Marlon
Jornalista de formação pelas Faculdades Integradas do Norte de Minas - Funorte, em 2019. Natural de São Francisco-MG, tem passagens por algumas redações de jornais, sendo TV, impresso e portais. Fã de esportes, animes e música.