A prefeitura de Montes Claros decretou nesta quinta-feira (16), situação em emergência em saúde pública no município devido ao surto de Dengue, Chikungunya e Zika Vírus. No documento, a prefeitura destaca que a cidade vive em um cenário alarmante das doenças.
Segundo a prefeitura, no último Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti – LIRAa 1/2023, a cidade teve um índice de infestação predial de 15%. É pertinente lembrar que o Ministério da Saúde define que índices superiores a 3,9% são considerados de alto risco de epidemia.
No último boletim do Governo de Minas, divulgado na última segunda-feira (13), em Montes Claros, foram registrados 3.846 casos de dengue, 1,513 de Chikungunya e um caso de zika vírus.
De acordo com a documento, publicado nesta sexta-feira (17), no Diário Oficial do Município, a situação de emergência “autoriza a adoção de todas as medidas administrativas e assistenciais necessárias à contenção do surto, em especial aquisição pública de insumos e materiais, e a contratação de recursos humanos e serviços estritamente necessários ao atendimento da situação emergencial”.
O decreto tem validade de 120 dias.