Montes Claros é alvo de investigação da PF em esquemas de diplomas falsos

Foto: Reprodução

A Polícia Federal do Rio de Janeiro (PF) deflagrou na manhã desta quinta-feira (9), a operação “Catarse”, visando desarticular um esquema crimonoso especializado em falsificação e comprar de diplomas para o curso de medicina.

De acordo com a PF,  agentes cumprem 11 mandados de busca e apreensão, expedidos pela 4ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro,  nas cidades de Montes Claros-MG, Teresópolis-JR, Rio de Janeiro/RJ e Belford Roxo/RJ.

A investigação teve início após  uma denuncia do Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro – CREMERJ. A entidade afirmou ter recebido pedidos de registro com documentos frios, como diplomas e históricos escolares.

Segundo a Polícia Federal, em abril de 2022, ainda na primeira fase da investigação, duas pessoas já haviam sido presas em flagrante na sede do próprio conselho quando tentavam obter os registros.

Durante a apuração e investigação, foram colhidos elementos que permitiram chegar em pessoas físicas e jurídicas envolvidas, dentre elas duas clínicas médicas.

Os crimes investigados são os de falsificação de documento público e uso de documento falso.

Em contato com a Polícia Federal para mais detalhes sobre a investigação, em Montes Claros, fomos informados que a organização está reunindo mais detalhes que posteriormente serão repassados.