Foi realizada na tarde dessa terça-feira (7), a segunda reunião de planejamento das ações do carnaval de Montes Claros para este ano de 2023. Estiveram presentes representantes da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Polícia Penal, Ministério Público, representantes da Prefeitura de Montes Claros, do Samu, além de organizadores dos blocos de carnaval.
Foram discutidas ações de segurança, limpeza, trânsito, cuidados com o meio ambiente, duração dos eventos e proteção à crianças e adolescentes.
De acordo com Coronel Gildásio Rômulo Gonçalves, Comandante da 11ª RPM, em Montes Claros, a festividade contará com 18 blocos que se apresentarão em 27 eventos nos dias 12 , 17, 18, 19, 20 e 21 de fevereiro. Destes, dois eventos terão o público estimado em 10 mil pessoas: o Pó Pô Dendê Nu Trem, neste domingo (12) e o Bloquinho Sambacana, no dia 21 de janeiro.
Segundo o coronel, já estão sendo realizados os acertos finais, para que todos possam ter uma folia com segurança.
“Nós estamos realizando os acertos finais com os organizadores e as instituições responsáveis pela segurança do carnaval, para que tenhamos uma folia tranquila e em paz. Só conseguiremos isso, se fizermos de maneira conjunta e integrada, com as forças de segurança, município e organizadores”, destaca.
O coronel enfatizou que a equipe estará empenhada, com reforço no policiamento, para garantir a segurança dos foliões e da população.
“Vamos reforçar nosso policiamento e neste período de carnaval todo o nosso efetivo estará nas ruas […] O bloco da Polícia Militar também estará, inclusive toda a nossa administração, os policiais que trabalham no serviço administrativo estão reforçando os locais de carnaval em todos os dias de folia”, reforça.
O Major Andrey Marcio Gomes, subcomandante do 7° Batalhão de Bombeiros Militar, destacou que a corporação já realiza diversas ações de fiscalização antes e durante os dias de folia.
“Os bombeiros já realizam os trabalhos de fiscalização de diversos locais de recepção de públicos, em Montes Claros, não só em boates, mas em casa de eventos, onde elas são fiscalizadas para verificação das condições dos locais […] Durante os eventos trabalhamos com a prevenção, visitação e fiscalização para verificar se está sendo cumprido o que foi acordado e no ultimo caso, se acionados, prestar socorro em casos de incêndio ou acidente”, disse.
Segundo o gerente de segurança pública, capitão Joaquim Valdeci Borborema, o município ficará responsável pela estrutura como (montagem de banheiros químicos, grades de contenção), além de disponibilizar ambulância. Ainda de acordo com Borborema, a prefeitura contará com o apoio da MCtrans, Guarda Municipal, Secretaria de Saúde (disponibilizando ambulâncias e profissionais para os primeiros socorros), Secretária de Meio Ambiente e Secretária de Serviços Urbanos , para a limpeza de antes e depois do evento.
Lucas Pereira é presidente fundador do bloco “Arco-íris do Amor”. Segundo o líder do bloco, à segurança é algo primordial nestes dias de folia.
“Todos os órgãos são competentes e fundamentais, pois quando falamos de segurança é um fato muito importante para os foliões que participam da festa”, disse o presidente fundador.
De acordo com Lucas, que também faz parte da comissão da Liga dos Blocos de Montes Claros, a expectativa para o bloco e a quantidade de publico esperado no evento é muito grande.
“A expectativa é muito grande, pois as pessoas estão com sede de folia, principalmente após uma pandemia, as pessoas querem ir às ruas se divertirem. O público esperado para o bloco Arco-íris do amor é de 2 a 5 mil pessoas em média, em cinco horas de folia”, destacou.