O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) suspendeu, preventivamente, o jogador de vôlei Wallace de todas as atividades esportivas geridas pelo grupo. A decisão foi confirmada na manhã desta sexta-feira (3), por Ney Bello, Conselheiro Relator do Conselho de Ética do COB.
O oposto Wallace, do Sada Cruzeiro, foi suspenso por conta de uma publicação que o fez ser acusado de incitar a violência contra o presidente Lula.
Wallace abriu uma caixa de perguntas pelo Instagram, e um seguidor perguntou se ele usaria a arma contra Lula. Na postagem, Wallace escreveu “alguém faria isso?”, seguido de um emoji.
A suspensão atende pedido da Advocacia-Geral da União (AGU), que também sugeriu multa, abertura de processo disciplinar e banimento do esporte. A AGU ainda teve o direito reconhecido para acompanhar o processo até o fim.
“Sugerir, perguntar, incitar o uso de armas e, pior, a detonação no rosto da autoridade máxima do país – por nenhuma razão e sob nenhum critério – se amolda ao comportamento esperado, exigido e aguardado de um campeão olímpico”, diz o despacho.
“Por tal razão, deve o atleta WALLACE LEANDRO DE SOUZA ser cautelarmente SUSPENSO de TODAS as atividades esportivas do sistema COB – consequentemente de suas afiliadas – até a finalização desse procedimento”, completa o documento.
(Com informações de Itatiaia)