Caso Wallace Leandro: COB anuncia medidas contra o atleta após postagem nas redes sociais gerar polêmica

Enquanto a CBV se cala se haverá punição ao oposto Wallace, o COB (Comitê Olímpico Brasileiro) informou por nota que “encaminhou, por meio do Compliance Officer, representação ao Conselho de Ética da entidade contra o atleta de vôlei Wallace. O órgão, que é independente, dará o devido andamento às etapas do processo.”

Imagem: Circulação / Internet

O COB classificou como “inaceitável” a postagem feita pelo jogador do Sada Cruzeiro. Em seus stories, Wallace abriu uma enquete para responder se “daria um tiro na cara do (presidente) Lula”. O campeão olímpico, que é bolsonarista declarado, costumava exibir armas em suas redes sociais.

Confira a nota do COB sobre a atitude de Wallace:

“O Comitê Olímpico do Brasil (COB) informa que na tarde desta terça-feira, 31 de janeiro, encaminhou, por meio do Compliance Officer, representação ao Conselho de Ética da entidade contra o atleta de vôlei Wallace. O órgão, que é independente, dará o devido andamento às etapas do processo.

O Comitê classifica como inaceitável a postagem feita pelo jogador, que representou a seleção brasileira de vôlei em três Jogos Olímpicos e, em 2022, foi medalha de bronze no Campeonato Mundial da modalidade.

O COB reforça que o que move o esporte brasileiro são os valores olímpicos como excelência, respeito e amizade e que, portanto, não há espaço para nenhuma conduta violenta ou de incitação à violência.”

Por volta das 16h00 dessa terça-feira (31/1) o jogador publuicou um vídeo com pedidos de desculpas em uma rede social. Wallace disse que a postagem feita gerou uma grande repercussão social e que nunca sugeriria violência ou ódio contra ninguém e chamando a postagem de erro.

Entenda o caso

O que disse  a Confederação Brasieira de Vôlei sobre o caso:

“A CBV repudia qualquer tipo de violência ou incitação a atos violentos, e entende que o esporte é uma ferramenta para propagação de valores como o respeito, a tolerância e a igualdade”, disse a entidade.

Já o Sada Cruzeiro, time defendido por Wallace, disse “lamentar” a publicação e afastou o atleta por tempo indeterminado

“Vivemos um momento delicado, em que precisamos ter muita cautela com as nossas manifestações. As redes sociais podem parecer um espaço em que tudo está liberado, sem muita avaliação das possibilidades de interpretação, e isso é uma grande armadilha. Reforçaremos com todo o nosso staff, atletas e comissão técnica sobre a importância da responsabilidade no uso das mesmas. Ressaltamos, principalmente, que a violência nunca deve ser exaltada ou estimulada, e da parte do Sada Cruzeiro pedimos sinceras desculpas a todos”, diz o clube.

O Sada Cruzeiro anunciou, no fim da tarde desta terça-feira, a suspensão do oposto Wallace. O clube fala em um afastamento do jogador por tempo indeterminado.

Governo Federal

O ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta, afirmou ter acionado a Advocacia-Geral da União (AGU) após publicação realizada pelo jogador.

Paulo fez uma publicação em uma rede social mostrando a do jogador e destacou que,  ”Não será tolerada ameaças feitas por extremistas e golpistas”

 

Jornalista formado pelas Faculdades Integradas do Norte de Minas- FUNORTE em 2021. Natural de Luislândia, Norte de Minas; tem passagens por redações de jornais, e TV.