O jovem ponteiro Caio Henrique Fernandes Fróes, integrante do projeto Escola de Esportes da Associação Educacional, Esportiva e Social do Brasil (AEESB) e das categorias de base do Montes Claros América Vôlei, foi convocado para período de observação na Seleção Mineira Sub-16. A nota oficial foi divulgada no último dia 29 de janeiro pela Federação Mineira de Voleibol (FMV). Caio recebeu a notícia nessa terça-feira (31).
O ponta, de 14 anos, é um dos nomes na lista do técnico Arthur Moreira Ferreira para um trabalho que tem como principal objetivo formar o grupo que vai disputar o Campeonato Brasileiro de Seleções Masculino da categoria a ser realizado de 28 de março a 02 de abril, em Maringá- PR.
Os atletas convidados passarão pelo primeiro período de avaliação em Belo Horizonte no início do mês de fevereiro. Caio deve se apresentar no próximo domingo (5) e dar início aos testes. Confira aqui a nota completa.
A comissão Técnica convidada para o período de avaliação na capital são o técnico: Arthur Moreira Ferreira (Cruzeiro Esporte Clube), o assistente técnico: Thomaz Henrique Alves Pio (SADA Argos), o auxiliar técnico: Matheus Bechara Feris Coelho (Minas Tênis Clube), a preparação Física: Matheus de Siqueira Vieira (SADA Cruzeiro), Evelyn da Silva Ávila SADA Cruzeiro) Ana Clara Moreira Ferreira (Cruzeiro Esporte Clube), fisioterapia Brenda Silva Ribeiro (SADA Argos) Gabriel T. Granja Guerzoni (SADA Argos), Técnicos colaboradores: Henrique Monteiro Machado, Thiago Gonçalves Rodrigues (Olympico Club), Daniel Melo Viana Vieira (Cruzeiro Esporte Clube) e Gabriel H. dos Santos Ribeiro (Olympico Club).
“Me sinto honrado”
O projeto Escola de Esportes, desenvolvido pela AEESB, tem o apoio da Companhia Energética de Minas Gerais S.A. (Cemig) e via Lei de Incentivo do Governo Federal, atende crianças e adolescentes, de 10 a 14 anos, em ambos os gêneros, com atividades realizadas no ginásio Poliesportivo Tancredo Neves. E o Caio começou nele até chegar a base do Coelho. Ele vê tudo como um grande passo para chegar ao profissional.
“Foi um sonho, eu tinha começado a gostar do esporte, e apareceu uma oportunidade dessas. Fiquei muito feliz quando me disseram que eu estava escalado para participar da categoria de base. Sempre gostei de conversar com pessoas novas e foi assim desde o primeiro dia, já fazendo amizades e tudo mais. Minha saúde melhorou bastante, até por conta da pandemia e, desde que voltamos a ativa, melhorei bastante. E também no começo da temporada me senti honrado por estar tão perto dos atletas que eu via na TV e nos jogos, ter contato com eles foi incrível e eu consegui aprender coisas novas assistindo eles. E eu vou seguir em frente até que um dia esteja jogando no mesmo nível deles”, falou.
Ao receber a notícia da convocação do professor Norberto Gorayeb, Caio demonstrou entusiasmo e conta com o apoio familiar para conquistar os objetivos traçados.
“Eu fiquei muito empolgado com a notícia da convocação. Eu e minha família ficamos muito felizes pela oportunidade de avançar na minha carreira como jogador. A minha família sempre me apoiou e ficou do meu lado quanto ao vôlei, estão muito orgulhosos. É uma honra participar de algo tão importante”, comemorou.
Norberto falou sobre o que representa a convocação de um dos comandos, que traz ainda mais motivação. “Ter um atleta meu convocado para a Seleção Mineira traz muita satisfação e me motiva ainda mais a seguir trabalhando firme com a categoria de base. Essa convocação do Caio prova que estamos seguindo no caminho certo e que, apesar do pouco tempo de trabalho, já estamos colhendo frutos”, frisou.
De acordo com a nota enviada pela FMV e seguindo o cronograma das atividades, as primeiras avaliações acontecerão no Ginásio Poliesportivo do Riacho, em Contagem-MG. No domingo (5), os convocados do Grupo A deverão se apresentar às 8h, e o grupo B às 10h30. A programação de treinamentos seguirá com a avaliação individual do primeiro elenco, das 8h às 11h, e o segundo das 11h às 13h. Das 15 às 19h, ambos serão avaliados.