A Prefeitura de Montes Claros divulgou nesta semana a primeira edição do LIRAa de 2023. A situação exige uma atenção ainda maior, uma vez que o percentual de infestação chegou a 15% em Montes Claros.
Foi identificado que 96,7% dos criadouros foram encontrados em imóveis, e o restante em lotes vagos. A grande maioria, 41,5% dos focos, estava em depósitos móveis (vasos com plantas, recipientes de degelo de geladeiras, bebedouros de animais, reservatório de climatizadores, objetos religiosos e pequenas fontes ornamentais); 20,8%, em depósitos ao nível do solo (barril, tonel, tambor, tanque, poço e cisterna); e 14,7%, em depósitos passíveis de remoção (recipientes plásticos, garrafas, latas, sucatas e entulhos).
O penúltimo Levantamento Rápido de Índices para o Aedes aegypti (LIRAa), realizado pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Prefeitura de Montes Claros entre os dias 7 e 11 de novembro de 2022, havia identificado um índice de infestação de 5,7%, o que, na prática, quer dizer que entre 5 e 6 residências, a cada 100, apresentavam criadouros do mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika, o Aedes aegypti.
Ainda conforme orientação do Ministério da Saúde, Montes Claros foi dividida em 25 estratos, cada um deles com o mínimo de 8.100 e máximo de 12 mil imóveis, e todos eles apresentaram alto risco de infestação. Entre os bairros com maior índice de infestação estão Golden Sul (50%), Vera Cruz (48,2), Distrito Industrial I (45), Santa Cecília (41,3) e Vila Camilo Prates (37,5).
A prefeitura informou que na próxima sexta-feira, 27, às 8h30, o Comitê Municipal de Mobilização Social de Combate à Dengue, que é composto por representantes do poder público, como forças de segurança e órgãos de saúde, e de empresas de grande porte instaladas na cidade, se reunirá na sede do CCZ para discutir ações e analisar os resultados das medidas que já foram adotadas.
AS PRINCIPAIS RECOMENDAÇÕES PARA EVITAR A PROLIFERAÇÃO DO AEDES AEGYPTI SÃO:
- Providenciar limpeza periódica (1 vez por semana) e vedação dos tambores, tanques, e qualquer outro tipo de reservatório a nível do solo, usar toda a água reservada em período menor que o ciclo de reprodução (7 a 10 dias) do mosquito;
- Limpar periodicamente os ralos e caixa de passagens bem como providenciar nivelamento correto e usar telas quando necessário;
- Destinar o lixo para coleta pública;
- Escoar a água dos pratos de planta;
- Limpar e drenar calhas, lajes principalmente em períodos que antecede e durante as chuvas, se possível ajustar o nivelamento proporcionando uma queda de água apropriada;
- Tratamento adequado em piscinas mesmo que não esteja em uso;
- Limpar periodicamente lotes vagos de sua responsabilidade bem como quintais de residências e dependências dos imóveis comerciais, indústrias e outros.