Na manhã dessa segunda-feira (16), o prefeito do município de Juvenília, Rômulo Marinho Carneiro, foi eleito o novo presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência do Norte de Minas (Cisrun), que é o órgão que administra o SAMU Macro Norte. A eleição aconteceu no Auditório da OAB, em Montes Claros e contou com a presença de 41 prefeitos que fazem parte do Consórcio. A eleição teve sua votação na modalidade aclamação, pois apenas uma chapa havia sido inscrita obedecendo todas as exigências do Estatuto do Cisrun.
Antes de iniciar o processo eleitoral, foi realizada a prestação de contas referente ao ano de 2022, pelo assessor contábil Ivan Fonseca, a qual foi aprovada por unanimidade. Logo após, o presidente da Comissão de Eleição, o prefeito do município de Espinosa, Milton Barbosa, e os membros Reginaldo Silva, de Jaíba, e José Trindade, de Rubelita, explicaram aos presentes que duas chapas se inscreveram para concorrer às eleições, porém, apenas uma cumpriu os requisitos para participar do pleito, sendo a Chapa 1 encabeçada pelo prefeito de Juvenília, Rômulo Marinho Carneiro.
Após anunciada a vitória de Rômulo, o presidente em exercício Marcelo Meireles, parabenizou o vencedor do pleito e desejou boa sorte aos novos componentes do Conselho Diretor e Conselho Fiscal, do qual continuará fazendo parte como segundo vice-presidente. Em seu primeiro pronunciamento como presidente do Cisrun, Rômulo Carneiro demonstrou estar muito agradecido pelo apoio recebido das lideranças políticas da região e confiante que poderá contar com elas para administrar o primeiro SAMU regionalizado do Brasil. “Estou aqui, diante de vocês, assumindo um novo compromisso na minha vida. Vou sair da administração de um município de 6 mil habitantes e estar a frente de uma entidade que atende quase 2 milhões de pessoas”, disse Marinho ciente da responsabilidade do trabalho e com a certeza de estar preparado para a nova missão em que contará com a experiência e o comprometimento dos colaboradores da instituição nessa nova jornada.
Com isso, os membros da gestão Biênio 2023/2024 ficaram assim:
Conselho Fiscal:
Presidente – Rômulo Marinho Carneiro – Juvenília
1º vice-presidente – Ricardo da Silva Paz – Riacho dos Machados
2º vice-presidente – Marcelo Meireles de Mendonça – São Romão
1º secretário – Jair Cavalcante Barbosa -São João das Missões
2º secretário – Ley Lopes dos Santos – Pintópolis
Conselheiros:
José Geraldo Alves de Almeida – Ponto Chique
Miguel Paulo Souza Filho – São Francisco
Max Vinícius Aguiar Martins – Serranópolis de Minas
Hugo Felipe de Almeida Silva – Engenheiro Navarro
Anastácio Guedes Saraiva – Manga
José Saraiva Gomes – Santa Cruz de Salinas
Conselho Fiscal
Presidente – Valquíria Rodrigues Cardoso – Varzelândia
Vice-presidente – Joaquim Neres Xavier Dias – Salinas
Secretário-geral – Adaildo Rocha Moreira – Curral de Dentro
Conselheiros:
Ivan Vieira de Pinho – Montezuma
Paulo Dias Moreira – Monte Azul
Daniel Patrick Ribeiro Queiroz – Josenópolis
Ivo Fernandes Silva – Santo Antônio do Retiro
Oseas Almeida Júnior – Campo Azul
Cleber Nascimento de Pinho – Novorizonte
José Maria Figueiredo Sobrinho – Guaraciama
Rodrigo Alexandre Fernandes – Pedras de Maria da Cruz