Acontece a partir desta quarta-feira, 18 de janeiro de 2023 e segue até o 10 de fevereiro a Exposição fotográfica, Raízes, Rosto e Alma na Casa de cultura Márcia Prates, em Montes Claros . A ação com renda revestida para a Associação dos Catopês, Marujos e Caboclinhos conta com parcerias que comungam do apreço pela tradição e cultura popular, e com objetivo de manter as manifestações, bem como histórias, cultura, tradição e legado.
O coordenador do Terno de Nossa Senhora do Rosário e da Associação dos Catopês, Marujos e Caboclinhos, Junio Pimenta Santos, destaca que a exposição é de grande relevância para Montes Claros e também para a associação; ele conta que ela traz sentimento de pertencimento a uma cultura ancestral, mostrando toda a história, tradição, oralidade, costumes, gestos do povo norte mineiro.
“Vai ser muito grande trazer essa visibilidade para as pessoas, o olhar delas; quando a gente fala de raízes falamos de tronco, de matrizes, já rosto remete a expressão das pessoas e alma que é a cultura pulsante é algo vivo e que de fato é transmitida através das pessoas e ações nos produtos culturais que são promovidos através desses protagonistas”, disse Junio.
De acordo com a organização a exposição retrata em still fotográfico 12 dançantes durante as 169º Festas de Agosto de Montes Claros. O papel diferenciado confere uma qualidade e duração superior com maior refinamento no tratamento artístico das imagens.
Destacaram ainda que embora haja maior visibilidade e atenção à associação no período em que as festas de agosto estão acontecendo, a atuação da associação é permanente, sendo assim, há despesas durante todo o ano que precisam ser equacionadas para que os diversos projetos sejam mantidos.
A abertura acontece a partir das 19h00 na galeria de arte da casa de cultura Márcia Prates que fica na rua Lírio Brant, Melo, 810.