Montes Claros contará com duas motolâncias do Samu para reforço do atendimento na cidade

Foto: Samu/Divulgação

A partir do mês de fevereiro, o Samu Macro Norte passará a contar com o serviço de Motolância. A novidade já havia sido anunciada pelo coordenador do núcleo de educação permanente/Samu, Ubiratam Correia, em conversa com o Webterra Podcast.

De acordo com o Samu, duas motocicletas equipadas serão recebidas pela instituição. As motos terão como missão prestar atendimento inicial à vítima até a chegada da ambulância, caso seja necessário o encaminhamento do paciente até a unidade hospitalar.

O Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência do Norte de Minas (CISRUN), será o primeiro consórcio que administra o SAMU a contar com o serviço de Motolância em Minas Gerais.

Foto: Samu/Divulgação

Segundo o Samu, os veículos serão equipados com cilindro de oxigênio, colar cervical, desfibrilador externo automático, talas de imobilização, cânula de Guedel, entre outros, para realizar atendimentos como parada cardiorrespiratória, AVC, obstrução de vias aéreas, traumas e ocorrências extremamente críticas.

Foto: Samu/Divulgação

O presidente do Cisrun, Marcelo Meireles, destacou que os veículos servirão para desvencilhar do transito e chegar mais rápido até os cidadãos.

“Considerando a dificuldade de tráfego nos grandes centros urbanos, bem como territórios de difícil acesso para as ambulâncias, as motolâncias conseguirão diminuir o tempo resposta das ocorrências na região urbana de Montes Claros e mais vidas poderão ser salvas”, disse.

A cerimônia de implantação do serviço e apresentação dos veículos será na próxima segunda-feira (16), às 11 horas, no Auditório da OAB, situado na rua Dr. Walter Ferreira Barreto, n°154, bairro Ibituruna.