De acordo com o boletim da Defesa Civil Estadual, divulgado nesta segunda-feira (9), o número de mortos devido as fortes chuvas, chegou a 18, em Minas Gerais.
Um jovem, de 23 anos, morreu após uma casa desabar durante um deslizamento de terra, na cidade de Barbacena, zona da mata mineira, na madrugada desta segunda-feira (9). O caso aconteceu no bairro Santa Cecília. A defesa civil interditou o local devido a novos riscos de desabamentos.
Já nesse domingo (8), na cidade de Santo Antônio do Manhuaçu, distrito de Caratinga, uma idosa de 74 anos não resistiu e veio a óbito, após um deslizamento de terra.
Na residência estavam três pessoas. Segundo os bombeiros, a família não conseguiu sair e foram soterradas. Duas pessoas foram socorridas com vida, porém a idosa não resistiu e faleceu. O corpo foi encaminhado para o serviço funerário, e em seguida, para o IML.
Um homem, de 25 anos, está desaparecido, na cidade de Barra Alegre, distrito de Antônio Dias. Segundo a defesa civil, uma forte chuva atingiu a região e aproximadamente 50 residências foram inundadas. Uma família que morava próximo ao córrego da Onça, foi pega de surpresa pela enchente e teve a casa destruída. Três pessoas foram socorridas, porém o jovem de 25 anos está desaparecido. Os bombeiros estão no local fazendo as buscas.
Desalojados e Desabrigados
As chuvas intensas fizeram 131 municípios de Minas Gerais decretar situação de emergência no estado. De acordo com a defesa Civil Estadual, o número de desabrigados chegou a 1.935 e desalojados 10.662. Minas Gerais já registrou 18 óbitos neste período chuvoso.
A Defesa Civil pede que a população fique atenta a sinais que antecedem deslizamentos de terra como rachaduras nas paredes, portas e janelas emperradas, árvores e postes inclinados.