Cemig anuncia abertura das comportas de Três Marias nesta segunda-feira, (9)

Imagem: Internet/ TV Minas

Conforme esperado, Minas Gerais vem recebendo volumes significativos de chuva neste início de janeiro, devido à formação de uma Zona de Convergência do Atlântico Sul – ZCAS. A ocorrência deste evento ao longo dos dias que seguiram ocasionou elevados volumes de chuva na maior parte da faixa central do estado.

Em Três Marias, as vazões que chegam superaram 2.000 m³/s nesta sexta-feira, com tendência de permanecerem elevadas ao longo da próxima semana. Com isso, o reservatório começou a ganhar nível de forma mais rápida, atingindo 66% de sua capacidade normal de armazenamento. Ao longo dos últimos dias a vazão liberada era de 300 m³/s.

De forma a controlar a subida de nível da água, reduzindo a velocidade de enchimento, a Cemig informa que será necessário ampliar a liberação de água da usina a partir da segunda-feira, 09 de janeiro de 2023. Será preciso realizar abertura das comportas, ainda em patamar reduzido, com o aumento de vazões a partir das 8h, com o somatório de vazões vertidas (pelas comportas) e turbinadas (pelas unidades geradoras) totalizando 800 m³/s, conforme alinhado junto ao Operador Nacional do Sistema Elétrico – ONS e informado à Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico – ANA por este Operador.

O objetivo dessa ampliação de vazões, mesmo com apenas 66% de armazenamento na data desta publicação, é garantir que o aumento de vazões da UHE Três Marias se dê de forma gradual, com o menor impacto possível para o trecho a jusante da usina. Mesmo com a abertura de comportas, a tendência é que o reservatório continue ganhando armazenamento até o final do mês. A Cemig segue monitorando a condição de operação da unidade e novas ampliações podem ser necessárias nas próximas semanas, conforme as afluências verificadas no reservatório até o final deste mês. 

É importante ressaltar que, para este patamar de vazões, não são esperados impactos para os municípios a jusante da UHE Três Marias no trecho até Pirapora, que recebe contribuição de vazões mais significativa apenas do afluente rio Abaeté. Após este município, o Rio São Francisco ainda recebe contribuintes significativos ao longo de seu curso, como Rio Urucuia, Rio das Velhas e o Rio Paracatu. Tais afluentes já vem vivenciando maiores vazões, dado o evento chuvoso recente, e considerando a grande distância da usina de Três Marias até os municípios ribeirinhos após a foz do Rio das Velhas, a contribuição de vazões da usina é reduzida, sendo o maior volume do Rio São Francisco oriundo dos demais afluentes. Desta forma, o controle de cheias da UHE Três Marias é realizado considerando a vazão limite de 4.000 m³/s no município de Pirapora, composta pelo somatório das vazões defluentes da usina e da incremental até Pirapora (rio Abaeté).

[Com informações de Cemig]