Em Montes Claros, alunas do Projeto Escola de Esportes da AEESB mantêm a prática de exércicios físicos nas férias

Com a chegada das férias, é comum as pessoas deixarem para escanteio a rotina de treinos e cuidados relacionados à alimentação. Mas, calma. Nem todos são assim. Algumas atividades são seguidas à risca, por exemplo, pelos alunos e alunas da Escola de Esportes, projeto situado na cidade de Montes Claros e promovido pela Associação Esportiva, Educacional e Esportiva do Brasil (AEESB) em parceria com a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig). Eles têm feito de tudo para queimar calorias durante o período de lazer para ficarem cada vez mais em forma.

De acordo com dados da Pesquisa Nacional de Saúde, 47% dos brasileiros adultos não passam dos 75 minutos de atividade física intensa ou 150 minutos de exercícios equilibrados durante a semana, sendo uma recomendação feita pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

E com a aproximação do verão, muitas pessoas sentem-se motivadas a perder peso e praticar exercício físico ao ar livre. O professor Christian Bertolino, que ministra as aulas de ginástica ressalta os cuidadores a serem tomados neste período.

“Elas precisam manter a prática da atividade física e fazer uma caminhada de 30 minutos por dia. Aquelas que conseguem, uma corrida e manter o corpo em movimento. Elas não podem de forma alguma para de fazer atividade física. Expliquei para elas que, se pararem no ritmo que estavam indo, o gráfico vai voltar a zero. A melhor forma delas manterem o peso seria fazer o trotinho, ou seja, elas caminham e correm”, diz.

Alunas do projeto no Tancredo Neves. Foto: Arquivo

Longe de casa para ver os familiares, Anália de Jesus Soares, de 52 anos, integra o grupo do Bairro Major Prates.  Ela escolheu um dos pontos da cidade vizinha a Montes Claros para seguir com os treinos. “Neste momento, estou em Janaúba e praticando a minha caminha na Beira Rio”, contou.

Já Larissa Lima, de 31 anos, é uma das alunas que fazem aula de ginástica no Poliesportivo  Tancredo Neves. Os cuidados com parte física nos dias de folga está presente na lista de pedidos do professor. “O que ele pediu é que, enquanto não tem a ginástica, fazermos uma a caminhada ou uma corrida. Que o corpo precisa estar sempre em movimentação, e nunca parado”, falou.

A dona de casa, Azenilda Mendes Pereira, de 60, lembra de um aspecto importante durante a prática: a hidratação. Cautela que requer atenção na hora de executar exercícios físicos no verão, sendo o calor um fator que contribui para a transpiração, e provoca a perda de líquidos.

Aulas também são ministradas na praça do Major Prates. Foto: Arquivo

“Caminho, faço algo enquanto não voltamos. Correr do jeito nosso, do que podemos correr. Estou bebendo muita água e tendo cuidado na alimentação”, destacou Azenilda.

Inácia Alves Moreira completa que não fica parada e segue com hábitos diários.

“Eu continuo praticando academia, às vezes, faço uma caminhada, mas não deixo de fazer nenhuma atividade. Mesmo quando vou ao ginásio, faço [exercícios] na academia. Minha alimentação está balenceada e, mesmo nesta virada do ano, eu tenho equilíbrio”, explica.

Já para os alunos de vôlei, o treinador Norberto Gorayéb passou o recado para o pequenos atletas. Com o início das férias, o projeto tem uma importância ainda maior na vida da criança, pois além de mantê-la ativa, praticando uma atividade física, possibilita ainda que o aluno não perca o senso de responsabilidade e compromisso – algo que está atrelado ao esporte”, frisou.

Gian Marlon
Jornalista de formação pelas Faculdades Integradas do Norte de Minas - Funorte, em 2019. Natural de São Francisco-MG, tem passagens por algumas redações de jornais, sendo TV, impresso e portais. Fã de esportes, animes e música.