Uma adolescente de Montes Claros está concorrendo à etapa internacional do Concurso Cartaz da Paz do Lions Clubs Internacional. Lia Santos de Gitirana, de apenas 12 anos, é aluna do 7° ano, da Escola Estadual Professor Plínio Ribeiro, em Montes Claros.
Lia foi finalista nas fases regional, estadual e nacional do concurso em que concorreu com alunos de instituições privadas e públicas de Minas Gerais e do Brasil. O tema da competição que a aluna é finalista é Liderar com compaixão.
A adolescente deseja trazer a vitória para o Brasil. Caso Lia Santos seja vencedora, ela poderá ir aos Estados Unidos para receber a premiação de U$$ 5 mil e realizar viagem à convenção internacional, com direito a acompanhante.
A divulgação do vencedor está prevista para o dia 01 de fevereiro de 2023.
Lia conta que começou a desenhar a ideia que pensou dentro do carro. Segundo a jovem, ela fez um cartaz bem criativo e destaca o sentimento pela arte como uma forma de quebrar preconceitos para valorizar a condição humana.
“A arte representa a diversidade entre diferentes povos e etnias não só no Brasil, mas em diversos países. O mundo está muito cinza, robotizado, falta interatividade e amor na relação humana para compreender e respeitar diferenças, extinguir o preconceito e o racismo, ainda tão presentes na nossa sociedade”, destacou Lia Gitirana.
A jovenzinha ainda enfatizou que a arte faz parte da vida desde pequena.
“A arte está comigo desde a infância, sempre tive dons artísticos. Minha mãe é a maior incentivadora, me apoia em tudo. É maravilhoso chegar nessa etapa. Eu amo a arte e estou muito feliz por representar o Brasil”, expressou a estudante.
Segundo a mãe, Sinara de Oliveira Santos, os desenhos de Lia, têm força e traz verdade.
“Ninguém passa aquilo que não tem! A força do desenho da Lia, traz a sua verdade enquanto adolescente atualizada e curiosa sobre as questões do mundo local e global em que vive, e, isso a levou até a fase Internacional. O que para todos nós, mineiros, e, para educação de Montes Claros, especialmente, já é uma vitória!Trata-se, não só de um desenho mas, de uma releitura de mundo, com um olhar instruído, atualmente, no berço do Norte Mineiro, que acolheu a Lia, de onde ela veio, com as mesmas características do líder que ela retratou em sua obra!”, disse.
O que levou a estudante à classificação foi o projeto de desenho criado com orientações da professora de arte, Ana Paula Peito Murta, que também apoiou mais 12 alunos da escola, selecionados para competir internamente.
A professora explica que os rascunhos do projeto mostraram que a adolescente tem muita sensibilidade e habilidade para se expressar por meio da arte.
“Ela é uma menina extremamente criativa, pois em sala de aula sempre propõe uma atividade a mais do que apresentamos aos alunos. Tem um olhar sensível para enxergar além do conteúdo, na percepção artística. É uma estudante nota dez, faltam palavras para explicar como uma menina tão nova tem tanta sabedoria sobre diversidade, sobre passar para o papel contextos de temas tão complexo como o perfil de um líder”, destacou a professora.
(Com informações de Agência Minas)