O conturbado processo eleitoral de 2022, sem dúvidas, ficará marcado como um dos pleitos mais emblemáticos para todo o país. De modo geral, com a derrota do Presidente Jair Bolsonaro (PL), fortemente apoiado pelo Prefeito de Montes Claros Humberto Solto (Cidadania), aclamado em segundo turno, que porém não deu maioria dos votos dos montes-clarenses para Bolsonaro. Aqui no Norte de Minas, o que vimos foi uma verdadeira dança das cadeiras também pela representação da região na Assembleia Legislativa do estado, onde veteranos da velha política ficaram para trás e caras novas já se preparam para ser a voz do Norte de Minas na ALMG a partir de fevereiro de 2023, o que pode ser indício de grandes mudanças em diversos cenários em toda a região, com novas indicações que podem promover mudanças significativas também nos órgãos ligados ao governo, uma vez que com a despedida de Jair Bolsonaro, o Presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e seus aliados passam a comandar essas instituições e, consequentemente, fará novas indicações.
Para a região da Serra Geral, o momento é de comemoração e esperança com a eleição do ex-prefeito reeleito de Mato Verde o empresário, Oscar Teixeira (PP) para o cargo de Deputado Estadual, a região passa a contar com um representante da terra e que alimenta esperanças de grandes avanços para toda a região. Quem também terá novos espaços é a região de São João da Ponte, com a eleição do seu conterrâneo Ricardo Campos (PT) aliado do grupo de Lula, com isso, Campos pode ser um contrapeso importante com o governador Romeu Zema (NOVO) para a região, uma vez que o governador reeleito fez oposição o presidente eleito Lula, com tudo o novo cenário é de esperança em dias melhores com o nova bancada do Norte que ganha sangue novo. Com isso, quem se despede da ALMG são os deputados, o médico Carlos Pimenta (PDT), após um extenso legado de sete mandatos e grande representatividade para todo o estado, e o advogado Zé Reis, ex-prefeito reeleito de Bonito de Minas, que exerceu um mandato como deputado estadual e foi também presidente da AMAMS.
Que 2022 foi um ano de eleições inéditas, com grandes reviravoltas, isso não podemos negar. O processo eleitoral de 2022 abre importantes caminhos já para as eleições de 2024, pois nos bastidores grandes lideranças já se articulam mirando importantes prefeituras da região, como é o caso da concorrida prefeitura de Montes Claros, onde até o momento não há indícios de novos sucessores capazes de seguir o legado do Prefeito Humberto Souto, que é apontado por muitos grupos como o melhor prefeito dos últimos tempos. O que se sabe é que grandes lideranças e até Deputados Federais e Estaduais eleitos e até não eleitos, poderão entrar na disputa pela cadeira do executivo municipal da maior cidade do Norte de Minas, além de veteranos da política local e novas lideranças regionais também poderão entrar na concorrida eleição de Montes Claros. Por fim, o que podemos esperar é um período de grandes mudanças positivas para toda a região, e o mais importante, para todo o Brasil, que com um “novo” governo, inicia-se um novo tempo. Que 2023 nos traga boas novas, feliz ano novo!