O estoque do Hemominas, no estado é preocupante. De acordo com a fundação, os estoques de sangue tipo O negativo estão em níveis críticos. O Hemominas destacou que no período de fim de ano, as pessoas esquecem de comparecer as unidades.
Segundo a fundação, o tipo O negativo está em situação crítica. Os tipos O positivo, A positivo, A negativo e B negativo estão em estado de alerta. Já os tipos B positivo e AB negativo estão em estado adequado. Por sua vez, o tipo sanguíneo AB positivo está em situação estável.
Estoque em Montes Claros
De acordo com o coordenador do Hemocentro de Montes Claros, José Geraldo Soares Maia, a captação feita na cidade é distribuída entre os hospitais de 89 municípios do Norte de Minas. Segundo o coordenador, a fundação atualmente precisa de mais doadores.
“A meta do hemocentro é coletar 1500 bolsas todos os meses. O grupo O positivo é o mais utilizado em termos gerais, pois sempre precisamos dele. Hoje estamos com 25% do estoque no Hemocentro. O grupo sanguíneo O negativo é utilizado em casos mais graves, porém poucas pessoas na população possuem este tipo. Precisamos de doadores, pois neste final de ano, muitos acidentes acontecem e nossa fundação é referencia para hospitais da região”, disse.
Campanha “Amor Corre nas Veias”
Na tarde desta quarta-feira (28), a campanha o “Amor Corre nas Veias”, será realizada em Montes Claros. O projeto vem sendo feito há quatro anos. O coordenador e idealizador do projeto, Kelles Miranda, afirmou que o desejo de iniciar a campanha, veio através de um momento de dor.
“O meu desejo de criar esta campanha começou quando minha esposa estava grávida e infelizmente perdeu o bebê. Ela precisou de sangue e procurei doadores, mas não consegui nenhuma pessoa para ajudar. À partir daquele momento, eu decidi mobilizar jovens para iniciar uma campanha de doação. Como ela precisou, muitas outras, todos os dias, necessitam”, disse.
A primeira etapa da campanha mobilizou quase 60 pessoas. Paulo Scarcela é doador há dois anos, e faz parte da campanha como mobilizador desde o início. Segundo Scarcela, com um simples gesto de doar, muitas vidas podem ser salvas.
“Acredito que o ato de doar é muito importante porque salvam muitas vidas. Como a campanha diz, a doação é amor, e é isso que Deus ensina a cada um de nós. Tenho que praticar o amor e levar esse verdadeiro significado por onde quer que eu esteja”, destacou.
Para doar sangue
- Estar em boas condições de saúde;
- Ter entre 16 e 69 anos de idade. Jovens de 16 e 17 anos podem doar, acompanhados pelo responsável legal ou portando autorização.
- A partir de 61 anos, o candidato à doação precisa comprovar a realização de, pelo menos, uma doação anterior.
- Pesar mais de 50 kg;
- Estar bem descansado no momento da doação;
- Estar alimentado – após almoço, jantar ou refeições mais gordurosas, deve-se aguardar três horas para efetuar a doação;
- Não ingerir bebida alcoólica 12 horas antes da doação;
- Não ter sido exposto a situação de risco para doenças transmissíveis pelo sangue;
- Não ter tido hepatite após os 11 anos;
- Não ter feito tatuagem/sobrancelha definitiva/botox/piercing nos últimos 12 meses. Piercing em região oral ou genital impede a doação de sangue por 12 meses após a sua retirada;
- Mulheres, mesmo se menstruadas ou em uso de anticoncepcionais, podem doar;
- Apresentar documento de identificação oficial e original, com foto, filiação e assinatura.
O Hemocentro deMontes Claros atende de segunda a sexta, das 8h às 17h30. É possível fazer o agendamento para as doações através do telefone (38) 3218-7800. A fundação está situada na rua Urbino Viana, 640 – Bairro Vila Guilhermina.