Marcos Pacheco faz balanço da campanha do MOC América Vôlei no 1º turno da Superliga

Fotos: Mourão Panda/AFC
O turno inicial da Superliga Masculina 1xBET chegou ao fim na última semana, e o técnico do Montes Claros América Vôlei, Marcos Pacheco, fez um balanço da atuação dos comandados nos 11 jogos até aqui.  Com sete pontos conquistados, o Coelho terminou a primeira metade da competição em 10° lugar.
Para o treinador, a situação atual gera desconforto, mas revela que o intuito, agora, é virar a página, vencer e para ter mais confiança e reverter o cenário.  “Não é o que gostaríamos, queríamos ou o que foi projetado. Mas, diante da nossa realidade, dentro das dificuldades que tivemos no primeiro turno, na construção, a equipe que foi pensada e contratada não estava à disposição. Tivemos alguns problemas, mas fomos buscando o resultado.  Então, a gente viu que o primeiro objetivo é ficar na elite, ou seja, ficar entre os dez”, falou Pacheco.
Segundo Marcos, o time mocamericano realizou partidas acirradas e mostrou força em quadra, mesmo diante de adversários com maior orçamento e em melhor posição na tabela.
“Fizemos bons jogos contra equipes fortes, e em uma classificação melhor que a nossa. Cito São José, Suzano, Blumenau, Sesi e Guarulhos. Fizemos jogos duros e, em alguns momentos, até tivemos a possibilidade de ter um resultado melhor. Pecamos nos momentos decisivos, quando tínhamos real chance,  possibilidade de efetivar o set e até levar o jogo para o tie-break. Isso a equipe falhou. Temos que evoluir, melhorar e estamos treinando bastante quanto a isso. Para se ter o lado psicológico, emocional do jogo e sermos mais fortes”, continuou. 
Diante do panorama, Pacheco espera que o grupo demonstre o mesmo poder de reação apresentado e que, assim, tenha-se um segundo turno com êxito.  “Que a gente aprenda, evolua e tenhamos um segundo turno melhor. Que a gente construa as possibilidades que construímos no primeiro turno, a real chance de ganhar set, de ter um sucesso no jogo, mas que sejamos competentes para finalizar. Isso faltou bastante em muitos momentos. A equipe teve maturidade, competência, absolutamente forte para fechar e finalizar  as oportunidades que se apresentaram. Isso a gente tem que evoluir”, completou o comandante.

Estatíticas do Coelho

Quem mais pontuou? 
O ponteiro Lucaian é o maior pontuador da equipe mocamericana com (160), e figura na sétima colocação do ranking de estatísticas do campeonato. Logo abaixo, no 14° lugar, vem o ponta Matheus Silva somando 116; o oposto Breno marcou 114 e está em 17°.
Recepção – % positividade?
Lucaian (64%) e Matheus (62) estão em melhor colocação na lista de receptores. O líbero e capitão, Gian Moraes, também está na lista com  58%.
Ataque – % excelente pontos de ataque? 
Em oitavo nas estatísticas, aparece o central Murillo Sgorlon, 64% de aproveitamento (7/11).
Melhor bloqueador? 
Com 19 bloqueios, o central Alesson Santiago está no TOP20.

Retorno aos jogos

Pela Superliga, o Montes Claros América retorna do recesso do Natal, nesta quarta-feira (28), em treino na academia pela manhã, e em quadra à tarde. Na quinta e sexta, os atletas seguem com a programação de atividades nos dois períodos. Com o recesso da virada do ano, a equipe folga no sábado e domingo, retornando na segunda-feira (2).
O primeiro confronto em 2023, válido pela rodada 1 do segundo turno da competição, acontece no dia oito de janeiro. O duelo é diante do Araguari Vôlei-MG, às 19h30, no Ginásio Mário Brum Negreiros. Em casa, o MOC volta a jogar no dia 16 contra o Suzano Vôlei-SP.
Gian Marlon
Jornalista de formação pelas Faculdades Integradas do Norte de Minas - Funorte, em 2019. Natural de São Francisco-MG, tem passagens por algumas redações de jornais, sendo TV, impresso e portais. Fã de esportes, animes e música.