O estado de Minas Gerais já soma 103 municípios em situação de emergência por causa das chuvas intensas. A informação foi confirmada na manhã desta sexta-feira (23), pelo boletim da Defesa Civil Estadual.
No informativo consta 1.443 pessoas desabrigadas – que são os moradores que precisam de abrigo público em função de danos ou ameaças aos seus domicílios. Já o número de desalojados é 6.999 – pessoas que precisaram sair de casa em decorrência de efeitos diretos das chuvas, e se abrigaram com parentes ou amigos.
Até o momento oito pessoas morreram no estado.
Em Gonzaga, na região do Vale do Rio Doce, devido as chuvas intensas nos últimos dias, a área da zona rural foi bastante afetada, com danos em pontos, queda de barreiras e queda de árvores. Segundo o boletim, três comunidades estão com acessos interrompidos e 42 famílias encontram- se ilhadas. Entre os municípios de Gonzaga e Santa Efigênia de Minas, a BR-259 está obstruída. Na região existem 11 pessoas desabrigadas e 15 desalojadas.
Em Teófilo Otoni, o município tem sofrido com vários pontos de alagamento, enxurradas e deslizamento de encostas. De acordo com a Defesa Civil Estadual, cerca de 18 estradas vicinais da região estão obstruídas por queda de barreiras e algumas residências foram completamente destruídas. Ao todo, já são 120 pessoas desabrigadas e mais de 2 mil desalojadas.