Foi prorrogado para o dia 25 de janeiro de 2023, o prazo de inscrições para o processo seletivo do mestrado em Sociedade, Ambiente e Território (SAT) realizado de forma associada entre a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). São oferecidas 20 vagas, sendo quatro reservadas para pessoas autodeclaradas negras. No mesmo período, também estarão abertas as inscrições para a seleção de candidatos indígenas e pessoas com deficiência, conforme edital suplementar.
Os editais retificados com o novo calendário estão disponíveis na página web do mestrado.
Inscrições
Para efetuar a inscrição, o candidato deverá preencher o formulário eletrônico de inscrição disponível na página do mestrado SAT, anexando ao formulário os documentos previstos no edital regular ou no edital suplementar.
O valor da inscrição, conforme estabelece a Resolução nº 30 do Conselho Universitário da UFMG, de 13 de dezembro de 2007, é R$188,94. O pagamento dessa taxa deverá ser feito mediante a Guia de Recolhimento da União (GRU). Será isento do pagamento o candidato cuja situação econômica justifique essa gratuidade, a qual deverá ser solicitada à Fundação Universitária Mendes Pimentel (Fump) até 11 de janeiro de 2023. Para informações a respeito da solicitação de isenção, o candidato deve acessar o site www.fump.ufmg.br ou enviar e-mail para: cmc@fump.ufmg.br.
Seleção
O processo de seleção será constituído de quatro etapas, todas elas realizadas à distância com utilização de plataformas on-line, sendo elas:
1- Avaliação do Currículo Lattes documentado;
2- Avaliação escrita de conhecimentos específicos na área do Mestrado SAT a partir da bibliografia indicada no Edital;
3- Prova oral com base na avaliação escrita de conhecimentos específicos e na bibliografia indicada no edital;
4- Entrevista. A prova escrita será realizada por meio da ferramenta Google Forms e a prova oral e entrevista usarão a plataforma MS Teams.
Resultado
O resultado final, com as respectivas notas atribuídas em cada uma das etapas, será divulgado no dia 13 de fevereiro de 2023, na página web do Mestrado SAT.
Sobre o Mestrado em Sociedade, Ambiente e Território
Nota 4 da Capes, o programa é fruto da associação entre duas das maiores universidades de Minas Gerais. Com duração de dois anos, o curso conta com professores do Campus Darcy Ribeiro (Unimontes), Instituto de Ciências Agrárias (UFMG campus Montes Claros) e Pampulha (UFMG campus Belo Horizonte) e é aberto para graduados em cursos superiores, sem distinção de área. O mestrado tem duas linhas de pesquisa: (I) Sociedade e ambiente e (II) Território e desenvolvimento. Essas linhas têm gerado estudos sobre Semiárido, Recursos Naturais, Urbanização, Populações Tradicionais, Moradia e outros assuntos relacionados ao desenvolvimento regional.