Unimontes cria serviço para acolher vítimas de denúncias de assédio e preconceito

woman raised her hand for dissuade, campaign stop violence against women. Asian woman raised her hand for dissuade with copy space, black and white color (woman raised her hand for dissuade, campaign stop violence against women. Asian woman raised her

Acolher as pessoas vítimas de denúncias de assédio sexual, violência de gênero e decorrentes de discriminação e preconceitos em relação à origem, raça, gênero, orientação sexual, religião ou crença, nível socioeconômico, condição corporal, física ou psíquica no âmbito da universidade. Com este objetivo, foi criado na Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) o Sistema de Acolhimento às Vítimas de Assédio (SAVA).

O serviço foi instituído por meio da Portaria 141/2022, assinada pelo reitor, professor Antônio Alvimar Souza, e publicada no dia 28 de novembro. Conforme a portaria, o SAVA foi criado, “considerando a necessidade de adoção de medidas educacionais para prevenção de casos de assédio de qualquer espécie no ambiente universitário”.

Conforme a publicação, na criação do SAVA, foram observadas as competências da Ouvidoria-Geral do Estado, que envolvem “situações relativas ao enfrentamento ao assédio sexual, importunação sexual, formas de discriminações e preconceitos em relação ao gênero, à origem, cor, orientação sexual, religião ou crença, nível socioeconômico, condição corporal, física ou psíquica, pessoa com deficiência, compreendendo atividades de ensino, pesquisa e extensão”.

O SAVA também tem como atribuições: realizar os encaminhamentos acadêmicos e assistenciais e “cientificar a OGE, órgão competente de receber e adotar providências decorrentes de denúncias relativas à prática de assédio, quanto as informações relativas aos encaminhamentos acadêmicos e assistências realizados”.

Além disso, visa desenvolver atividades acadêmicas educativas relativas ao assédio sexual e decorrentes de preconceitos de origem, raça, gênero, orientação sexual, religião, crença, nível socioeconômico, condição corporal, física ou psíquicas destinadas a servidores, docentes e discentes da Unimontes, tais como palestras, seminários, campanhas e da publicação de cartilhas educativas.

Composição do SAVA – O Sistema de Acolhimento será coordenado pela professora Jonice dos Reis Procópio e conta com 11 componentes, representantes de diferentes setores e núcleos da Universidade, entre os quais: Grupo de Pesquisa e Estudos Gênero e Violência (GPEG), Núcleo pela Diversidade Sexual e de Gênero da Unimontes – (In)serto, Núcleo de Estudos Afro-brasileiros – NEAB, Núcleo de Sociedade Inclusiva (NUSI), Diretoria de Desenvolvimento de Recursos Humanos (DDRH) e Auditoria Seccional, além do Diretório Central dos Estudantes (DCE) e da Associação de Pós-Graduação (APG). Terá ainda um professor da área Psicologia e um representante técnico-administrativo do Serviço de Assistência a Pessoas em situação de violência do Hospital Universitário Clemente de Faria – HUCF/Maternidade.