A Prefeitura de Montes Claros divulgou nesta sexta-feira (16), o balanço dos dias “D”, realizados entre os meses de outubro e dezembro deste ano na cidade. No período de 28 de outubro a 03 de dezembro as ações beneficiaram mais de 230 mil pessoas, em 93 bairros diferentes da cidade.
De acordo com a prefeitura, o objetivo da ação era diminuir o número de focos do Aedes aegypti nos bairros mais críticos da cidade. Ainda segundo o município, os bairros foram escolhidos de acordo com os levantamentos realizados pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Secretaria de Saúde.
Durante os meses foram realizados mutirões de limpeza, aos sábados. A população deixava nas portas das residências, todo tipo de material que possa se tornar um criadouro do mosquito da dengue, que também transmite a zica e a chikungunya.
Segundo a prefeitura, 176 caminhões carregados de material foram retirados de quase 140 mil imóveis. De acordo com o balanço divulgado, foram recolhidos 3.540 pneus.
Prefeitura faz alerta a população
De acordo com a prefeitura não há motivos para relaxar. O município destacou que neste período chuvoso é o momento mais propício para o aparecimento de focos do mosquito, que estão, em sua imensa maioria, localizados dentro das residências.
Recomendações
- providenciar limpeza periódica e vedamento dos tambores e tanques;
- limpar semanalmente os ralos e usar tela de malha fina;
- destinar o lixo para coleta pública;
- escoar a água dos pratos de planta;
- limpar e drenar calhas, lajes e piscinas.