O governo de Minas divulgou nesta terça-feira (13), mais uma edição do programa Trilhas de Futuro. A previsão é de 40 mil novas vagas para o ano de 2023.
De acordo com a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), no próximo ano haverá reajuste nos valores da ajuda de custo para os estudantes. Cada aluno ganhará R$ 20 por dia para despesas com transporte e alimentação.
O programa Trilhas de Futuro oferece cursos técnicos gratuitos em instituições públicas ou privadas em diversas regiões do estado. Segundo a secretária, o objetivo é capacitar os jovens para alcançarem novas oportunidades no mercado de trabalho.
O público alvo deste projeto são alunos com origem no ensino médio da rede estadual de ensino, e as vagas residuais seguem para demais estudantes da rede municipal, privada e demais interessados.
Edital e Inscrições
No último dia 23 de novembro de 2022, foi publicado o novo edital para iniciar o processo de credenciamento de instituições e novos cursos.
Os interessados em participar devem ficar atentos ao início das inscrições, que ocorre em janeiro de 2023. As inscrições serão feitas exclusivamente pela internet.
Após a inscrição, será realizada uma alocação de cada candidato, com base nas opções apresentadas por cada um no momento da inscrição. Após este processo, os alunos serão informados via e-mail sobre a efetivação da matrícula que iniciará em fevereiro de 2023.
Vagas residuais
O preenchimento das vagas residuais está previsto para março de 2023. Em abril de 2023, com o encerramento do processo de preenchimento das vagas residuais, as turmas serão formadas e as aulas serão iniciadas.