Inédito: MOC Bats vira sobre o América Locomotiva e conquista o Mineiro de Flag Football 5×5 2022

MOC Bats é campeão do Mineiro Flag Footbal 5x5 2022
Foto: Reprodução/Canal FEMFA

Se grande parte do cenário via o América Locomotiva como favorito ao título, coube ao Montes Claros Bats contrariar todos os prognósticos e voltar de Monte Santo com a taça do Campeonato Mineiro Flag Football 5×5 2022; conquistado de forma inédita nesse domingo (11). Em partida marcada pelo equilíbrio desde início e até os segundos finais, o time norte-mineiro vestiu-se de resiliência para, após empate no tempo normal em 26 a 26, levar troféu para casa no emocionante duelo de ponto extra.

No masculino, dividido em dois grupos, o torneio contou com todos jogando contra todos, e os dois melhores de cada chave avançando. Na A, ficaram América Locomotiva, Siderúrgica Flag Football, Juiz de Fora Imperadores e Golden Lions, enquanto a B contou com o Bats, Cruzeiro F.A, Monte Santo Highlanders e Uberlândia Lobos.

Leia também:

Pelo placar final, é possível imaginar que a partida decisiva foi acirrada do início ao fim. E a vitória, na verdade, se concretizou no apagar das luzes, quando os ‘Morcegos’ foram eficientes e fecharam o embate contra o único invicto e atual campeão.

Ainda na fase de grupos, ao estrear, a equipe havia sido superada, nos detalhes, pelo Cruzeiro F.A., por 27 a 28. A primeira vitória na competição, portanto, veio no jogo seguinte, diante do Uberlândia Lobos, com o placar de 13 a 7. A terceira rodada contou com mais um triunfo, desta vez, nos donos da casa, o Monte Santo Highlanders, com escore favorável de 27 a 24.

A volta por cima

Após a derrota para o Cruzeiro na estreia, o presidente João Zuba revelou que cada jogo passou a ser encarado como o último. “Vencemos o Uberlândia Lobos na sequência, e em um jogo extremamente nervoso, devolvemos o placar de 27 a 24, sofrido em 2021 para o Monte Santo Highlanders e terminarmos a fase de grupo em primeiro lugar. Na semifinal, controlamos bem o jogo contra o Golden Lions segurando o relógio de forma bastante consciente”, resumiu.

Ao fim da etapa classificatória, o Bats terminou em primeiro da Chave B, somou seis pontos, duas vitórias, uma derrota, 67 pontos feitos, 59 pontos contra, oito de saldo e teve 66% de aproveitamento. Os resultados adquiridos colocaram-nos na semifinal, frente a frente com o Golden Lions. O confronto ocorreu ainda nesse domingo, em duelo vencido pelos norte-mineiros por 21 a 7.

O êxito na fase anterior deu a chance da equipe disputar a decisão. Depois de empatar no tempo normal em 26 a 26, quando estava perdendo por oito pontos de diferença, o MOC Bats reagiu, buscou a igualdade no tempo normal e, de virada, levou a melhor no ponto-extra. Reveja a final.

A final contra o América Locomotiva foi um espetáculo a parte. Abrimos o placar e logo na sequência tomamos a virada. Posteriormente, viramos de novo, assim como o América conseguiu ultrapassar. No fim do segundo tempo, o placar estava 26 a 18 para o América Locomotiva, e foi necessário um controle mental absoluto dos atletas para continuar no jogo. Ao final conseguimos empatar a partida e levamos para o overtime”, explicou João.

“Na prorrogação, foi o coração…”

Para conquistar o objetivo e chegar ao topo, os montes-clarenses precisar viajar cerca de 15 horas para participar do Estadual e passar pelo cansaço físico. “Na prorrogação foi o coração, ninguém tinha pernas, e a galera se dedicou integralmente para conseguir a vitória, concretizada a partir de um sack do atleta Diego, inclusive considerando o MVP da Defesa na competição”, disse.

Com três edições, até o momento o Siderúrgica, América Locomotiva e Montes Claros Bats foram os campeões estaduais.

“A participação no Campeonato Mineiro de Flag Football neste ano de 2022 foi, simplesmente, sensacional. Ela representou a consolidação de um trabalho que vem sendo executado desde 2019. Conseguimos tirar importantes lições da fraca participação na fase regional da Copa do Brasil em abril deste ano. Aprendemos com os erros, e aplicamos esse aprendizado no Mineiro. Podemos destacar a excelente organização do torneio e a elevação no nível técnicos das equipes participantes”, analisou o presidente.

Para o calendário 2023, o time aguarda a Confederação Brasileira de Futebol Americano (CBFA) disponibilizar a pré-inscrição para a fase regional da Copa do Brasil, prevista para acontecer no primeiro semestre. “Contudo, estamos abertos a participação em torneios, caso ocorram e, no fim no ano, a participação no Campeonato Mineiro tal qual este ano”, concluiu Zuba.

Gian Marlon
Jornalista de formação pelas Faculdades Integradas do Norte de Minas - Funorte, em 2019. Natural de São Francisco-MG, tem passagens por algumas redações de jornais, sendo TV, impresso e portais. Fã de esportes, animes e música.