Sobe o número de mortes por causa das chuvas em Minas Gerais

De acordo com Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Minas Gerais (Cedec-MG), subiu para quatro o número de óbitos provocados pelas chuvas em todo o estado. No boletim divulgado nessa sexta-feira (9), o estado tem 80 cidades em situação de emergência por causa dos temporais. Até o momento, 1.097 pessoas estão desabrigadas e 4.182 desalojadas.

Nesta semana, duas mortes foram registradas.  Um dos óbitos foi um senhor de 72 anos que morreu soterrado após o desmoronamento de um muro da casa em que residia, localizada às margens de um córrego, no bairro Palmital, na cidade de Santa Luzia.

O outro óbito é de uma adolescente de 17 anos. O caso aconteceu  no bairro Encantado, na cidade de Vespasiano. A vítima ocupava um veículo que foi arrastado pela enxurrada. Ela estava acompanhada do namorado, que conseguiu sair do veículo e se segurar.

De acordo com informações, a PM e os Bombeiros foram acionados ainda na noite da quarta-feira (7), porém o corpo da adolescente e o carro foram encontrados próximos à MG-010, na quinta-feira (8).

Os outros dois óbitos haviam sido registrados nas cidades de Piraúba e Bom Jesus do Galho.

De acordo com o Cedec-MG  é  importante que o município decrete situação de anormalidade (situação de emergência ou estado de calamidade pública) para ter acesso ao apoio do governo estadual, principalmente quanto à distribuição de ajuda humanitária e também para interlocução/intermediação do Estado junto ao governo federal para captação de recursos.