Dada à explicação, o formato da competição estadual é por meio de chaveamento, dividido em duas categorias: masculino e feminino – o time norte-mineiro participará apenas com o time masculino. A disputa, entretanto, será eliminatória com a primeira etapa definida por meio de sorteio. Em seguida, as demais fases serão determinadas através de embates entre vencedores e perdedores, até o confronto entre o primeiro e segundo lugar. (Consulte o regulamento)
Com o encerramento do torneio, será entregue premiação respectivamente ao primeiro, segundo e terceiro lugar nos dois naipes.
Quais serão os adversários?
Os grupos do campeonato contam com equipes bem competitivas e equilibradas. Na chave A, ficaram América Locomotiva, Siderúrgica Flag Football, Juiz de Fora Imperadores e Golden Lions, enquanto a B conta com o Montes Claros Bats Futebol Americano, Cruzeiro F.A, Monte Santo Highlanders, Uberlândia Lobos.
O pontapé inicial do Mineiro está marcado para o dia 10 de dezembro, às 8h (de Brasília), com o duelo dos montes-clarenses contra o Cruzeiro.
Segundo o presidente João Zuba, o time tem se preparado pesado para a estreia. Hoje, no elenco atual, são cerca de 20 jogadores participantes, mas apenas 13 serão relacionados para os confrontos. “Seguimos treinando regularmente desde a participação na Copa do Brasil em abril. Duas vezes por semana. No CT da Funorte, que se tornou nossa parceira neste ano. Disputamos o Mineiro em dezembro de 2021, e terminamos em quinto, de 10 equipes.”, explicou.
“Infelizmente, perdemos as três partidas disputadas. Jogamos contra o Volta Redonda Falcons, o RFA e o Vasco Almirantes, três equipes do Rio de Janeiro. Os jogos foram muito difíceis, inclusive, importa pontuar que o RFA e o Vasco Almirantes terminaram a fase final em segundo e terceiro lugar respectivamente. É mais difícil, e pegamos times experientes com atletas da seleção brasileira”, disse.
Curiosidades
Desde 2019, não é cobrada a pintura da linha pontilhada para demarcar a linha sem corrida, ou seja, cinco jardas. Agora, basta apenas uma linha de uma jarda centralizada no campo, bem como a marca de tentativa de conversão de ponto extra de dois pontos, situada a 10 jardas de distância da end zone.
Já a área de segurança não precisa ser demarcada. Caso dois campos estejam próximos um do outro, a distância mínima entre eles é de seis jardas – 5,50 m. Quanto às medições, elas devem ser feitas a partir do lado de dentro das linhas, sendo a demarcada no gol fazendo parte da end zone).
Oposto ao que vemos no Futebol Americano, o contato físico entre os atletas é muito menor. Mas, não quer dizer que fica sem ocorrer, tendo em vista a intensidade e impacto menos chocantes em comparação ao FA.
Tabela de jogos do Mineiro
10/12/2022, às 15h – Monte Santo Highlanders x Montes Claros Bats