“Nem saímos do dia das crianças, já entramos em clima de Natal, o tempo está passando rápido de mais, nem vi o tempo passar, ontem mesmo era carnaval”. Este tipo de comentário é feio todo final de ano, não é mesmo? Pois é realmente o tempo está voando, isso pode ser explicado pelo ritmo de vida que levamos cada vez mais apertado de tarefas.
O ano mal se inicia e já vem um calendário de comemorações que não dá tempo nem de respirar e fazer uma reserva financeira fica difícil. Os compromissos com os colegas, a vida social cada vez mais complexa e cheia, faz com que nossas economias desapareçam como um truque de mágica.
Ai você olha na tela do seu celular e aparece uma tonelada de propagandas da Black Friday ou seria melhor dizer Black loucura. Pois, precisamos ficar atentos as propagandas neste período do ano, exatamente porque você talvez não tenha conseguido economizar um dinheiro para gastar nesta data. Muitos comerciantes aproveitam para fazer seu caixa inflar neste período, isso é importantíssimo, pois no início do próximo ano os impostos não vão tirar férias e o decimo terceiro terá que ser pago ao funcionário. E o funcionário, no que lhe concerne, irá gastar este mesmo decimo terceiro salário com coisas que talvez nem vá usar no próximo ano, e assim se inicia o ciclo econômico de final de ano. Onde muitas pessoas levadas por músicas e temas natalinos, os quais são cientificamente comprovados que libera em nossa mente sensações de harmonia, caridade e sensibilidade pela data, ficaram mais caridosas e emotivas. E quando se em estado de emoção, acaba se por gastar mais com presentes e confraternizações.
Tudo isso é muito lindo, desde que você tenha planejado durante o ano que se passou sua vida financeira, se não a única coisa que irá conseguir é um nome sujo e muita frustração por não ter calculado direito seus gastos.
Saúde financeira deveria ser ensinada nas escolas, nos primeiros anos no aluno, pois quando não se tem esta mentalidade muito difícil você irá sair do vermelho, como se diz mesmo? Irá viver vendendo o almoço para comer a janta. Ou gastar rios de dinheiro na fase adulta com professores de finanças para aprender algo que poderia ter sido ensinado em casa ou nas escolas, isso é matemático, de onde se tira e não coloca o resultado é acabar.
Devemos mudar nossa mentalidade com referência a prosperidade e riqueza financeira, estudar mais com relação à bolsas de valores e investimentos, para sabermos o que fazer, esta regra não se aplica somente aos grandes investidores.
Não precisa ser empresário de uma multinacional para entender como o mundo das finanças funciona, a Dona Maria do cachorro-quente da esquina, se não souber precificar seu produto e onde é o melhor lugar para vendê-lo e publico alvo, entre outras coisas, você pode ter certeza que ela vai pagar para trabalhar. Conheço pessoas que com carrinho de cachorro-quente em uma praça qualquer, formou filho em faculdade particular, adquiriu a casa própria em um bom bairro e comprou o tão sonhado caminhão para o marido conseguir seus fretes. Tudo é questão de organização financeira, posso citar como exemplo minha história, caso você não acredite na da Dona Maria do cachorro-quente, eu mesma sai de um salário mínimo para uma independia financeira excelente, graças ao meu esforço e persistência. Não é fácil no início, como tudo na vida é necessário renunciar a muitas coisas, inclusive, destas datas comemorativas que fazer com que você venha ter gastos desnecessários, mas os benefícios da conquista serão grandiosos.
Desfrutar de uma vida financeira saudável é mais fácil do que você imagina, deverá ter disciplina e foco, talvez aí esteja seu único obstáculo. Não é impossível, é alcançável, basta mudar sua mentalidade para o merecimento, o restante vai se encaixando conforme a sua entrega.
Então vamos ficar atentos às ofertas viciantes do comércio, onde o único e claro objetivo é fazer você gastar, que você gaste, é claro, precisamos fazer a economia girar, gaste sem comprometer sua vida financeira, por que depois que a bola de neve começar a rolar ela só ficará maior e você já sabe o que acontece quando uma bola de neve desse a montanha né?
Fique atento, que venha o natal.