Após um mês de investigações, a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) concluiu o procedimento policial que apurou um homicídio consumado e outro tentado, registrados na comunidade de Mandaçaia, zona rural de Janaúba, no Norte do estado. Um homem foi indiciado e preso, e dois adolescentes apreendidos.
Os fatos ocorreram na noite de 16 de outubro, após desentendimento, por motivos banais, entre dois homens no interior de uma lanchonete. Na ocasião, segundo apurado, os envolvidos foram repreendidos pela proprietária e pelo irmão dela. Um deles ficou insatisfeito com a atitude dos irmãos e passou a agredi-los. O homem então foi contido e retirado do estabelecimento por pessoas que frequentavam o local.
Dinâmica do crime
O trabalho investigativo aponta que, pouco tempo depois de deixar a lanchonete, o homem teria retornado, acompanhado de dois adolescentes, sobrinhos dele. Todos eles portavam espingardas. No local, houve disparo contra a pessoa com quem o suspeito havia iniciado a discussão. Em seguida, o trio deixou o local. A vítima sobreviveu ao atentado.
A delegada responsável pela investigação, Glênia Balieira Torres Aquino, explica que o irmão da proprietária da lanchonete, ao ver que um amigo da família havia sido a vítima da tentativa de homicídio, buscou uma espingarda e foi procurar pelo suspeito de efetuar o tiro. Ambos se encontraram quando o homem chegava à residência dele, sendo este atingido pelo irmão da dona do estabelecimento na cabeça e no tórax.
“No momento dos disparos, uma mulher entrou em luta corporal com o investigado, tentando impedi-lo de atirar, porém não conseguiu. Depois de recarregar a arma outras duas vezes, o suspeito ainda deixou a marca do cano quente da espingarda no corpo da vítima, que morreu no local”, conta a delegada.
Prisão
O suspeito do homicídio consumado foi detido em razão de mandado de prisão temporária, representado à Justiça pela PCMG, cumprido no dia 24 de outubro. Os policiais também apreenderam a arma utilizada pelo investigado, uma espingarda calibre 12 que era do pai dele, em 8 de novembro.
A delegada esclarece ainda que os adolescentes foram apreendidos pelo ato infracional análogo ao crime de homicídio tentado e estão acautelados em unidade socioeducativa.
“Com os levantamentos finalizados, a Polícia Civil concluiu o inquérito e indiciou o suspeito por homicídio qualificado. O procedimento e os envolvidos encontram-se à disposição da Justiça”, finaliza Glênia Aquino.