Eleições 2022: Bolsonaro pede ao TSE anulação de votos

O presidente Jair Bolsonaro (PL) e o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, entraram nesta terça-feira (22) com uma representação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para pedir a anulação de votos em urnas que supostamente tiveram problemas durante as eleições.

O pedido é baseado em um laudo técnico elaborado por uma auditoria do Instituto Voto Legal (IVL). A alegação é de que houve “desconformidades irreparáveis de mau funcionamento”.

A representação afirma que, “Todas as urnas dos modelos de fabricação UE2009, UE2010, UE2011, UE2013 e UE2015 apontaram um número idêntico de LOG, quando, na verdade, deveriam apresentar um número individualizado de identificação”. Esses modelos somam 352.125 urnas.

“Nos arquivos que não contêm o código de identificação da urna eletrônica correto, é impossível correlacionar, univocamente, os dados ali registrados com os eventos realmente ocorridos no mundo fático, sejam eles votos ou intervenções humanas”, diz o documento.

 “Apenas as urnas eletrônicas modelo UE2020 é que geraram arquivos LOG com o número correto do respectivo código de identificação”, afirma a representação.

De acordo com a representação, com a manutenção apenas dos votos dados nas urnas UE2020 e a anulação dos demais, a representação indica que Bolsonaro seria o vencedor da eleição.

(Com informações de Metrópoles)