Na manhã desse domingo (20), a Polícia Militar foi acionada para comparecer à Rua Dois, Chacreamento Contendas, em Brasília de Minas, onde teria uma casa em chamas.
O Solicitante informou aos Policiais que a residência do seu amigo estava em chamas, e que acreditava que ele estaria morto, pois não respondia aos chamados, sendo possível ver apenas os pés da vítima que encontrava-se deitada em um sofá.
De imediato, os militares deslocaram ao endereço citado e encontraram a residência em chamas e tomada por fumaça.
Mesmo diante da situação de alto risco, os Policiais Militares entraram na residência e localizaram a vítima, um homem de 62 anos, deitado e que não respondia aos chamados, sendo de imediato carregado pelos policiais militares para a área externa da casa, onde prestaram os primeiros socorros e conseguiram reanimá-lo.
O SAMU compareceu ao local e conduziu a vítima para o HPS Senhora Santana, onde foi atendido sendo constatado que o seu estado era grave, tendo sofrido queimadura em vias aéreas, narinas, periglótica, com rebaixamento do nível de consciência, queimadura do tecido muscular (palma das mãos, face, planta do pés, região anterior das coxas e pernas) estimada em aproximadamente 24% do corpo, havendo necessidade de intubação. Devido à gravidade a vítima foi encaminhada para a Santa Casa de Montes Claros. Em virtude do socorro, os militares inalaram muita fumaça, apresentando muita tosse e respiração ofegante, sendo atendidos, medicados e liberados.
Além do socorro, os militares, com ajuda de terceiros, conseguiram debelar incêndio.
Presume-se que o incêndio ocorreu em virtude de um acidente com uma vela, pois o município estava sem energia elétrica no dia 19/11/2022.
A vítima reside sozinha e possui mobilidade física reduzida (paralisia infantil).
A residência foi muito danificada em sua parte interna em função das chamas, apresentando rachaduras nas paredes e perda generalizada da mobília.
O perito compareceu no local e realizou os trabalhos de praxe.