7ª Marcha Contra o Racismo e a Intolerância Religiosa será realizada neste sábado em Montes Claros

Créditos: Luis Carlos Gusmão/Divulgação

A Prefeitura de Montes Claros, através da Coordenadoria de Igualdade Racial da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, realizará neste sábado, 19, em comemoração ao Dia da Consciência Negra (20 de Novembro), a 7ª Marcha Contra o Racismo e a Intolerância Religiosa, em parceria com o Conselho Municipal de Igualdade Racial.

Na programação haverá um Xirê (danças de roda e cantigas para cultuar os orixás, conforme cada nação), roda de capoeira com o Grupo Ancestralidade Norte Mineira (GAN) da casa de Candomblé Nzo Lembá Mazambe, mostra de vídeos sobre intolerância religiosa com o PET (Programa de Educação Tutorial/Ciências da Religião – UNIMONTES), além de roda de capoeira/maculelê/dança do fogo com o Projeto Capoeira Aquarela de Ouro.

O coordenador de Igualdade Racial da Prefeitura e presidente do Conselho Municipal de Igualdade Racial, José Gomes Filho, explica que dezenas de representantes de movimentos negros caminharão pelas ruas do centro da cidade com faixas e cartazes, protestando contra o racismo. “É lamentável continuar assistindo, em pleno século XXI, discriminação de raça, cor, etnia, religião etc, que além de ser crime, é uma idiotice sem tamanho. Por isso, percorreremos as ruas de Montes Claros e finalizaremos no Largo Cultural Georgino Jorge de Souza Júnior, na Praça da Matriz, com falas, danças e músicas, para festejarmos a resistência do povo negro”, conta Gomes, lembrando que, pela primeira vez, a marcha terá comidas típicas dos terreiros.

 

Créditos: Luis Carlos Gusmão/Divulgação

 

“Neste ano, 18 casas de religião de matriz africana e várias casas de axé da região, de Pirapora, São Francisco, Bocaiuva, Francisco Sá e Verdelândia, participarão do evento com degustações de comidas típicas africanas e tradicionais, oferecidas de forma gratuita para os presentes. Além de trazer informações sobre estes pratos, incluindo origem, importância e sua relação com o sagrado nas religiões de matriz africana”, destaca.

“Estamos sempre promovendo e incentivando discussões e ações para combater não apenas o racismo, mas qualquer tipo de preconceito e desigualdade social na nossa cidade”, comentou o secretário municipal de Desenvolvimento Social, Aurindo Ribeiro.

O Dia da Consciência Negra foi instituído pela Prefeitura da Montes Claros como feriado municipal por meio da lei no 3.897/2007, em referência à morte de Zumbi dos Palmares, líder quilombola que lutou contra a escravidão e a favor dos direitos dos negros.