Um ônibus tombou na BR-251, no município de Francisco Sá, no Norte de Minas, na noite desta terça-feira (15/11). Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), o acidente aconteceu próximo ao Posto Chimba, onde foram confirmadas duas mortes e vários passageiros ficaram feridos e presos às ferragens.
Equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Capitão Enéas e de Francisco Sá e do Corpo de Bombeiros de Montes Claros deslocaram para o local para prestar socorro às vítimas.
De acordo com informações o veículo se deslocava de Salvador/BA com destino a São Paulo/SP, com 41 passageiros a bordo e dois motoristas. No momento da chegada da equipe do Corpo de Bombeiros havia dez pessoas no interior do ônibus, sendo que duas já estavam mortas e presas às ferragens; além dela duas foram resgatas com vida, seis retidas no interior do veículo, e outras 33 já fora do veículo.
Os militares informaram que 18 pessoas foram transportadas ao atendimento médico por ônibus da empresa responsável, 23 pela Unidade de Resgate e as demais por equipes do SAMU. Sete vítimas foram levadas para a Unidade Hospitalar de Francisco Sá e as demais para Montes Claros.
As equipes de salvamento realizaram a liberação e triagem de vítimas, dentre elas uma Sra. de 52 anos que estava com o braço preso nas ferragens, onde a equipe realizou com EPIs e ferramentas hidráulicas a retirada das ferragens e soltura da vítima. Após o socorro das vítimas com vida as equipes de salvamento realizaram também o desencarceramento das ferragens que prendiam as duas vítimas em óbito do sexo masculino, na qual no momento não foi possível identificá-las.
Foram atendidas pelas equipes do SAMU e encaminhadas para o hospital de Francisco Sá:
Uma mulher de 76 anos, queixava-se de dor abdominal;
Uma mulher, 70, queixava-se de dor no olho direito;
Uma mulher, 57, apresentava escoriações pelo corpo;
Um homem, 57, queixava-se de dor na região lombar;
Uma mulher, 23, queixava-se de dor na região lombar;
Um homem, 23, apresentava um edema na cabeça;
Uma mulher, 20, queixava-se de dor na cabeça.
Para a Santa Casa de Montes Claros foram encaminhados:
Uma mulher de 76 anos estava com suspeita de fratura de costela;
Uma mulher, 62, apresentava um corte na face e sentia dores na região do abdômen e lombar;
Uma mulher, 50, apresentava dor na região do tórax;
Uma mulher, 48, apresentava trauma torácico e estava com suspeita de fratura de costela e de braço;
Uma mulher, 48, sentia dor na cabeça e coluna;
Um homem, 21, queixava-se de dor na coluna e região lombar;
Um homem, 24, também queixava-se de dor no tórax;
Um garoto de cinco anos apresentava escoriações pelo corpo;
E uma mulher, 46, que teve ferimentos mais graves. A vítima ficou presa às ferragens e precisou ser retirada pelo Corpo de Bombeiros. A mesma apresentava fraturas expostas nos dois braços, fratura na boca e possuía escoriações pelo corpo.
Já para o Hospital Universitário, o SAMU transportou apenas uma vítima:
Um homem, 31, estava com suspeita de fratura nas mãos. Outras três vítimas foram levadas para hospital pelo Corpo de Bombeiros.
As vítimas que, aparentemente, não tiveram ferimentos foram transportadas por uma van, disponibilizada pela empresa do ônibus que sofreu o acidente, para seguir viagem.
Foram empenhadas pelo SAMU duas unidades de Montes Claros, duas de Francisco Sá, além das unidades de Vale das Cancelas e Capitão Enéas