Arquidiocese de Montes Claros promove Semana da Solidariedade em sintonia com o VI Dia Mundial dos Pobres

A Arquidiocese de Montes Claros através do Vicariato para a Ação Social com as pastorais, movimentos e organismos sociais, em sintonia com o VI Dia Mundial dos Pobres, iniciou nessa terça-feira, dia 08 de novembro, a Semana Arquidiocesana da Solidariedade. A Semana é aberta com plenária sobre a “Integração e cooperação das atividades, ações e serviços sociais” que reunirá representantes do poder público e da sociedade civil organizada.

No dia 20 de novembro de 2016, na conclusão do Ano Santo Extraordinário da Misericórdia, o Papa Francisco instituiu o Dia Mundial dos Pobres. Sendo, portanto, em 2017, o I Dia Mundial dos Pobres. Na mensagem de lançamento ele disse: “Este dia pretende estimular, em primeiro lugar, os crentes, para que reajam à cultura do descarte e do desperdício, assumindo a cultura do encontro. Ao mesmo tempo, o convite é dirigido a todos, independentemente da sua pertença religiosa, para que se abram à partilha com os pobres em todas as formas de solidariedade, como sinal concreto de fraternidade”.

No Brasil, nos primeiros anos, a CNBB confiou à Cáritas Brasileira a animação e a mobilização do Dia Mundial dos Pobres. A entidade, nesse período, já realizava a Semana da Solidariedade – para pensar e agir por um país justo, fraterno, igualitário, solidário e amoroso, por ocasião de seu aniversário de fundação, 12 de novembro de 1956. A partir da III Jornada Mundial dos Pobres as Pastorais e Organismos Sociais ligados à Cepast-CNBB, assumiram coletivamente a animação e mobilização do Dia Mundial dos Pobres.

Em 2021, a Arquidiocese de Montes Claros iniciou a Semana Arquidiocesana da Solidariedade. A semana tem como objetivo refletir e partilhar as diversas iniciativas do serviço da caridade, pensar a realidade do pobre no Norte de Minas e como gesto concreto realizar distribuição de alimentos e ações com aqueles que estão em situação de vulnerabilidade social.

O Dia Mundial dos Pobres é celebrado sempre no 33º Domingo do Tempo Comum. Neste ano, o VI Dia Mundial dos Pobres será no dia 13 de novembro, próximo domingo.

O Papa Francisco em sua mensagem deste ano escolheu o texto bíblico para motivar a reflexão: “Jesus Cristo fez-se pobre por vós” (cf. 2 Cor 8, 9).  A intenção com o convite – tomado do apóstolo Paulo – é manter o olhar fixo em Jesus, que, “sendo rico, se fez pobre por vós, para vos enriquecer com a sua pobreza”. Já o tema escolhido pela Igreja do Brasil para animar esta VI Jornada é: “Dai-lhes vós mesmos de comer!”, em consonância com a Campanha da Fraternidade 2023, que traz o tema “Fraternidade e fome”, e o lema “Dai-lhes vós mesmos de comer” (Mt 14,16).

PROGRAMAÇÃO DA SEMANA ARQUIDIOCESANA DA SOLIDARIEDADE

Dia 08/11, terça-feira, às 19h, no Centro Paroquial da Catedral: Plenária “Integração e cooperação das atividades, ações e serviços sociais” com representantes do poder público e da sociedade civil organizada.

Dia 09/11, quarta-feira, às 9h30, na Câmara Municipal de Montes Claros: sessão especial em comemoração ao VI Dia Mundial dos Pobres. A iniciativa é do presidente da Casa Legislativa, vereador Cláudio Rodrigues.

Dia 20/11, domingo, às 11h, no antigo Asilinho – Rua General Carneiro: Dia Mundial dos Pobres: Almoço e momento cultural com pessoas em situação de rua.