O canal de denúncias de telemarketing abusivo criado pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), recebeu em 100 dias de funcionamento 26.674 mil denúncias. De acordo com o órgão, 92% das pessoas afirmaram não ter relação com a empresa ou não contrataram nenhum serviço, além disso, 99% dos denunciantes declararam não haver concedido permissão para a empresa oferecer produtos e serviços via telefone.
Os registros correspondem à média de 266 reclamações por dia. O estado de Minas Gerais apresentou o maior número de denúncias, sendo 8,8 mil registros, em seguida, os estados de São Paulo com 6,3 mil e Rio de Janeiro com 1,1 mil.
Segundo a secretaria, as empresas que ficaram no topo do ranking do canal de denúncias, no período de 21 a 27 de outubro, foram: Oi, Banco Pan, Tim, Claro, Vivo, Sky, Itaú, C6 Bank, Banco BMG e Santander.
Como denunciar?
Para denunciar, o consumidor deve preencher o formulário eletrônico CLIQUE AQUI com a data e o número de origem da chamada com DDD, o nome do telemarketing ou qual empresa ele representa e se foi dada a permissão para oferta de produtos e serviços.
As denúncias serão investigadas pela Senacon/MJSP e encaminhadas aos Procons para análise e eventual abertura de processo administrativo pela prática abusiva.
(Com informações do Ministério da Justiça e Segurança Pública)