Bombeiros resgatam saruê com oito filhotes dentro de lata de lixo no Ibituruna, em Montes Claros
O Corpo de Bombeiros foi acionado para o atendimento de uma ocorrência envolvendo a captura de animal silvestre no bairro Ibituruna, em Montes Claros, na tarde desta quinta-feira (27).
Segundos os militares, no local a guarnição deparou com um animal da espécie “gambá-de-orelha-preta”, mais conhecido como “saruê”, preso dentro de uma lata de lixo, após ser descoberto pelos funcionários de uma repartição pública. Ainda de acordo com a equipe, havia 8 filhotes com a fêmea no local.
Os bombeiros acreditam que, possivelmente a mãe teria adentrado o recipiente em busca de alimentos e os filhotes aproveitaram para se amamentarem tranquilamente. Diante da situação, a guarnição equipou-se com os equipamentos específicos, capturando os animais com a segurança devida.
Posteriormente eles foram deixados aos cuidados dos funcionários do Centro de Triagem de Animais Silvestres do IBAMA.
Dois teiús são capturados dentro de um buraco de 2 metros de profundidade, em Montes Claros
Na mesma data, uma equipe do Corpo de Bombeiros também foi acionada para o atendimento de ocorrência envolvendo a captura de animais silvestres no Bairro Jardim Primavera.
Segundo os militares, no local a guarnição deparou com dois “Teiús”, adultos dentro de um buraco semelhante a uma piscina com aproximadamente 2 metros de profundidade, vazia. Ressalta-se que a “piscina” estava desativada e localizada dentro de um grande terreno baldio, completamente tomado por vegetações diversas. De acordo com as informações, os lagartos estavam sendo vistos a 4 dias consecutivos no mesmo local, levando o solicitante a crer que não conseguiriam sair por meios próprios, momento em que acionou imediatamente para o Corpo de Bombeiros efetuar a sua captura e dar o destino devido.
Durante a ação, constatou-se a impossibilidade dos lagartos sairem do local espontaneamente, levando a guarnição a efetuar a captura com a segurança devida.
Considerando que os animais não apresentavam lesões aparentes, foram soltos em seu habitat natural, longe do perímetro urbano.