A Polícia Militar (PM), realizou na manhã desta sexta-feira 28 de outubro de 2022 uma entrevista coletiva para apresentar mais uma vez o esquema de segurança que foi esquematizado para o domingo de eleições que acontece em dois dias, onde será definido o futuro presidente do Brasil.
Uma sala integrada foi montado pela segunda vez no prédio da 11° Região Integrada de Segurança Pública (RISP) em Montes Claros, região norte de Minas Gerais. Ela é composta por diversas forças de segurança pública como, Polícia Militar, Civil, Penal, Corpo de Bombeiros.
Equipada com quatro telas, computadores e uma equipe que monitora a cidade (nos principais pontos), através do sistema “olho vivo” para assim garantir a segurança dos eleitores e toda a socidade.
O Tenente Coronel, comandante do 10º batalhão de Polícia Militar Luciano Chaves, disse que a PM assim como no primeiro turno das eleições vem acompanhando todo o processo eleitoral, registros, ocorrências, infrações administrativas e crimes eleitorais, juntamente com a polícia civil, federal, justiça eleitoral e ministério público, adotando as providências legais.
“A região do Norte de Minas é composta por 77 municípios, vamos está presente em todos eles, inclusive após os resultados, respeitando assim a democracia e fazendo a segurança das pessoas que estiverem comemorando; inclusive com reforço com oficiais de Belo Horizonte. Esperamos que o processo seja tranquilo, assim como aconteceu no primeiro turno”, destacou Luciano.
Ele disse quem em relação as ocorrências no dia 02 de outubro foram na sua maioria de derrame de propaganda eleitoral na porta de locais de votação. A PM orienta as pessoas a irem mais cedo para o local de votação, exercendo o direito, respeitando cada opinião e também os resultados.
“Para garantir que isso aconteça, a PM fica à 100 metros da escola, o responsável pelo local interno é o presidente da seção eleitoral e a PM atua mediante requisição do mesmo. Nas imediações os militares farão o acompanhamento de qualquer crime, tentativa de “boca de urna”, ou seja, fato que retire o direito do cidadão votar”, finalizou o tenente.
O juiz eleitoral da zona 184 de Montes Claros, Bruno Sena Carmona, disse que a expectativa da justiça eleitoral para o segundo turno, é tranquila, serena; ele acredita que o mesmo ambiente do primeiro turno se repetirá, e neste domingo calcula que as pessoas votem com mais rapidez e o resultado tenha maior celeridade.
Ele também informou algumas proibições como, boca de urna, podendo o eleitor se manifestar de forma silenciosa por meio de broxe, adesivo, bandeira. Aglomerações com pessoas que estejam com vestimentas padronizadas também estão proibidas até o encerramento da votação, a partir daí já está liberado.
Delegado da Polícia Civil, Dr° Erivelton Ruas informou que no domingo todas as delegaciais da PC estarão abertas e em pleno funcionamento, com equipes de apoio operacional juntamente com o setor de inteligência realizando o monitoramento das redes sociais afim de coibir eventuais crimes contra a Justiça Eleitoral.
” A PC e as demais forças de segurança pública aqui presentes estão fazendo um trabalho integrado , afim de cada um dentro da sua área ajudar o outro a coibir possíveis desvios que sejam prejudiciais ao pleito eleitoral do segundo turno”, enfatizou Erivelton.
Leia também: Câmara aprova transporte coletivo gratuito nas eleições 2022, em Montes Claros