Brasil ainda sofre com diversos problemas sociais, apesar de ser um país de muitas riquezas.
Essas condições se fazem presentes nos mais variados âmbitos da sociedade e atingem diferentes grupos, totalizando uma grande parcela da população.
E quando uma ou mais esferas apresentam problemas na sociedade, o país como um todo sofre seus impactos, com aumento em índices de mortalidade, desnutrição, doenças, analfabetismo, crimes, exclusão e tantos outros.
Os problemas sociais prejudicam não apenas o crescimento e o desenvolvimento do país, mas a saúde e o bem-estar da população.
Por isso é importante conhecê-los, entender suas causas e identificar formas de combatê-los.
Um problema social é definido por qualquer condição ou comportamento que leva a consequências negativas para um número de pessoas, dificultando que atinjam pleno potencial.
São parte do sistema econômico, cultural, político e social, envolvendo tanto pessoas quanto organizações, empresas e suas funções.
As pessoas podem inicialmente discordar sobre a existência de tais consequências ou sua extensão e gravidade, mas normalmente um conjunto de dados se acumula, a partir de pesquisas, e aponta fortemente para amplas e sérias implicações.
Algumas vezes, os problemas sociais só são classificados assim se cidadãos, formuladores de políticas e outras partes chamam a atenção para sua condição com grande alarde.
Para serem considerados problemas sociais, essas condições que perturbam ou prejudicam a sociedade precisam fazer parte de um processo de reivindicações para serem abordados e entendidos de maneiras específicas.
Então, serão construídos e reconstruídos pela mídia, pelo público, pelos formuladores de políticas, por quem as implementam e pelos críticos que avaliam a eficácia de tais ações.
Se alguém perguntar quais são os três maiores problemas sociais no Brasil hoje, nossa resposta é que muito maior que esse número
Pobreza, desemprego, desigualdade de oportunidades, racismo e desnutrição são alguns dos principais problemas sociais no Brasil.
Podemos citar também a habitação precária, a discriminação no emprego, o abuso e negligência infantil e tantos outros.
Medidas para superar a situação que está instalada, necessariamente, passam pela implementação de políticas públicas do Estado, neste caso, para tanto, o brasileiro tem apenas duas opções: o atual presidente e um ex-presidente.
Fonte: FIA – business school