Unimontes realiza colóquio para celebrar o centenário do escritor e antropólogo montes-clarense Darcy Ribeiro

Foto: Branco Maria de Paula.

Com o propósito de celebrar o centenário de nascimento do antropólogo, educador, político e escritor montes-clarense Darcy Ribeiro e discutir importantes aspectos da sua obra teórica e ficcional, será realizado no auditório do Centro de Ciências Humanas (CCH) – Prédio 02 – da Unimontes – o colóquio “Darcy Ribeiro Libertário”.

O evento será na terça-feira (25) e quarta (26), a partir de 19h30, e contará com a presença de professores/pesquisadores, alunos e demais membros da comunidade em geral.

As inscrições podem ser feitas na hora do evento para a emissão de certificado.

Confira AQUI a programação completa.

Biografia

Darcy Ribeiro nasceu em 26 de outubro de 1922, e faleceu em Brasília, DF, em 17 de fevereiro de 1997. Eleito em 8 de outubro de 1992 para a Cadeira nº 11, sucedendo a Deolindo Couto, foi recebido em 15 de abril de 1993, pelo acadêmico Candido Mendes de Almeida.

Diplomou-se em Ciências Sociais pela Escola de Sociologia e Política de São Paulo (1946), com especialização em Antropologia. Etnólogo do Serviço de Proteção aos Índios, dedicou os primeiros anos de vida profissional (1947-56) ao estudo dos índios de várias tribos do país. Fundou o Museu do Índio, que dirigiu até 1947, e colaborou na criação do Parque Indígena do Xingu. Escreveu uma vasta obra etnográfica e de defesa da causa indígena.

Elaborou para a UNESCO um estudo do impacto da civilização sobre os grupos indígenas brasileiros no século XX e colaborou com a Organização Internacional do Trabalho na preparação de um manual sobre os povos aborígenes de todo o mundo. Organizou e dirigiu o primeiro curso de pós-graduação em Antropologia, e foi professor de Etnologia da Faculdade Nacional de Filosofia da Universidade do Brasil (1955-56).

Para saber mais sobre a história de Darcy Ribeiro, acesse https://www.academia.org.br/academicos/darcy-ribeiro/biografia