A Copasa informou em nota enviada à imprensa nesta segunda-feira (24), que está em fase de conclusão dos trabalhos de desobstrução da rede interceptora de esgoto à margem direita da avenida Vicente Guimarães, no bairro Sagrada Família, em Montes Claros. A previsão é que os serviços sejam finalizados até 30 de outubro, com a retomada do tráfego na via.
Segundo a companhia, “a intervenção iniciada no final do mês passado foi necessária devido ao elevado volume de água da chuva e resíduos lançados indevidamente na rede interceptora da avenida, situação que levou ao extravasamento do interceptor sanitário”.
De acordo com o gerente regional de Montes Claros, Rômulo de Souza Lima, imediatamente após a ocorrência, foram empreendidos esforços para a desobstrução do interceptor, contudo, medidas mais severas foram adotadas para assegurar a interrupção do extravasamento e o restabelecimento do fluxo de esgoto, sendo imprescindível a interrupção da via.
“Para execução da obra foi necessária a construção emergencial de uma estação elevatória provisória e a implantação de 250 metros de rede de 300 mm em paralelo, com bombeamento capaz de aduzir 150 L/s. Isso permitiu o lançamento do esgoto de volta ao interceptor, possibilitando o início das atividades de manutenção e evitando o lançamento dos efluentes não tratados no Córrego Bicano”, explica.
Rômulo Lima destaca que durante avaliação técnica na estrutura foi identificado que o entupimento ocorreu pelo carreamento de materiais como brita, pó de brita e similares acumulados nas manilhas que, com a umidade dos esgotos, foram se agregando e solidificando até quase interromperem o fluxo de esgoto. Com o lançamento irregular das águas de chuva, o aumento de volume dos fluidos no interceptor levou ao problema, gerando danos estruturais ao equipamento.
O gestor salienta que, desde o dia 17 de outubro, foi reconstituída a infraestrutura do interceptor, possibilitando a retomada do fluxo regular do esgoto coletado e o início dos serviços de recomposição e pavimentação asfáltica da avenida.